A troca das pastilhas de freio exige cuidados que envolvem todo o sistema composto por vários componentes, entre eles, disco e pinça, que precisam ser avaliados durante o reparo. A Jurid do Brasil, fabricante referência em componentes de freios, destaca procedimentos que evitam o ruído, após a substituição das patilhas de freio.
Os componentes devem ser verificados e realizada a troca em caso de desgaste, como é o caso do disco de freio que precisa estar com a superfície plana, livre de ondulações e rebarbas. Do contrário, há necessidade de avaliar se é possível fazer a retificação ou se é necessário efetuar a troca, dependendo do nível de desgaste.
Outro ponto importante relacionado ao disco de freio é que a peça deve estar 100% limpa e isenta de resíduos que possam ser contaminantes, correndo o risco de espelhar o material de atrito da pastilha. A limpeza pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, nunca utilizar produtos derivados de petróleo como gasolina, thinner, etc.
Há o cuidado com os pinos deslizantes da pinça de freio que devem ser lubrificados para garantir a boa movimentação da pinça nos momentos de frenagem. Preferencialmente, a recomendação é usar lubrificantes específicos para pinça de freio que suportem, no mínimo 600°C, para não derreter. A pinça, quando lubrificada com um produto adequado, como o BL-20, da marca Jurid, evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas.
Também é necessário verificar se existem folgas excessivasnos componentes do sistema de freio como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça, onde a pastilha é encaixada. Folgas ocasionam vibrações e, consequentemente, ruídos.
Após a realização de todos esses procedimentos citados acima, o reparador precisa fazer o assentamento correto das pastilhas de freio que acabam de ser instaladas para prevenir ruídos indesejáveis. Para isso, é necessário fazer de 30 a 40 frenagens suaves em velocidade abaixo dos 60 km/h. Frenagens bruscas em alta velocidade em pastilhas, ainda em processo de assentamento, também podem espelhar a superfície do material atrito da pastilha de freio.
Sobre a Jurid do Brasil
A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos elubrificantes para freios.
Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria