JSL e Volkswagen adotam uso de caminhão 100% a gás

Veículo para transporte de peças automotivas diminui em 15% a emissão de poluentes (Por Victor Bianchin, AB)
JSL e Volkswagen adotam uso de caminhão 100% a gás

A JSL, empresa de logística, e a Volkswagen iniciaram a operação de um caminhão bitrem movido 100% a gás. O veículo realiza o trajeto de Piracicaba a São Bernardo do Campo, em São Paulo, transportando peças automotivas para abastecimento da linha de montagem da VW no ABC, percurso originalmente realizado por uma carreta a diesel. Embora a carga transportada seja considerada leve, com peso máximo de 16 toneladas, o volume é alto.

O modelo escolhido para a operação é o Scania R 410, com motor alimentado por gás natural veicular (GNV), fabricado pela marca sueca que faz parte do Grupo Volkswagen. O uso do veículo nessa operação diminui em 15% a emissão de poluentes em relação aos modelos a diesel e permite misturar o GNV ao biometano, tornando as viagens mais sustentáveis.

Testes com caminhão a gás

A empresa também realizou testes para avaliar o consumo e a autonomia e identificar as rotas ideais. Quando abastecido com o volume máximo (230 m³ de gás, ou cerca de 944 litros), o R 410, que é equipado com  motor de 410 cv de potência, consegue percorrer cerca de 500 km. Por se tratar de um bitrem – duas carretas –, o modelo é ainda mais eficiente na comparação a veículos com uma única carreta.

“Para aumentar a eficiência na operação da Volkswagen, um dos nossos primeiros clientes, buscamos priorizar combustíveis alternativos por meio de um caminhão 100% a gás. A iniciativa é a ponta de lança de um novo modelo operacional que alia otimização logística e redução na emissão de dióxido de carbono e de outros gases do efeito estufa”, destacou, em nota, Eduardo Pereira, diretor comercial da JSL.

“O Grupo Volkswagen tem a meta de ser neutro em carbono até 2050, a partir de sua estratégia Way To Zero, e a Volkswagen do Brasil tem adotado uma série de medidas para colaborar com esse objetivo. Ter o primeiro caminhão a gás com nosso parceiro JSL nos permite avançar um passo importante na descarbonização da cadeia de suprimentos e logística de produção”, afirmou Miguel Sanches, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO