John Deere lança na CES trator autônomo controlado pelo celular

Fabricante de equipamentos agrícolas promete início das vendas ainda neste ano
John Deere lança na CES trator autônomo controlado pelo celular

Entre carros elétricos, celulares e outros aparelhos eletrônicos, um lançamento destoa dos demais produtos apresentados na CES 2022, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas (EUA). A John Deere mostrou seu primeiro trator autônomo, que permite ao agricultor controlar a máquina à distância pelo celular.

Produzido sobre a base de um modelo 8R, o novo trator é equipado com seis pares de câmeras que permitem a detecção de obstáculos em 360 ​​graus ao redor da máquina e o cálculo exato da distância em relação aos obstáculos.


– LEIA TAMBÉM
Os carros elétricos são destaques da feira de tecnologia CES
GM anuncia Silverado elétrica para 2023
CES 2022: Sony cria startup Sony Mobility para carros elétricos


Fruto de 20 anos de desenvolvimento da fabricante americana em Inteligência Artificial (IA), seu sistema eletrônico permite analisar as imagens e detectar os objetos em apenas 100 milissegundos. 

Assim, o trator pode decidir se deve continuar se movendo ou parar e chamar seu dono. Além disso, ainda é capaz de diferenciar quais são as plantas que pertencem à safra e aquelas que são consideradas pragas e podem ser esmagadas, evitando assim danificar a plantação.

O agricultor nem precisa monitorar o veículo de dentro da cabine, como acontece com a maioria dos tratores autônomos disponíveis hoje. Basta programar a rota com antecedência, que é tão precisa que faz o equipamento se manter no caminho com um erro de menos de 1 polegada (2,5 centímetros).

Por um aplicativo no celular, o agricultor acompanha em tempo real o trabalho que a máquina está executando. É possível saber quanto do campo já foi arado, quanto ainda falta e qual é o nível do tanque de combustível.

Com todos esses recursos, é possível aumentar a produtividade da colheita de maneira expressiva porque o 8R autônomo pode trabalhar 24 horas por dias, mesmo em condições de baixa visibilidade, como noite, chuva ou neblina.

A John Deere não esconde que tem planos ousados para esse modelo, que deve chegar ao mercado no final de 2022. “Nosso trator autônomo serve a um propósito específico: alimentar o mundo”, diz a empresa. “Espera-se que a população global cresça de cerca de 8 bilhões para quase 10 bilhões de pessoas até 2050, aumentando a demanda global de alimentos em 50%. Além disso, os agricultores devem alimentar essa população crescente com menos terra disponível e mão de obra qualificada, e trabalhar com as variáveis ​​inerentes à agricultura, como mudanças nas condições meteorológicas e no clima, variações na qualidade do solo e presença de ervas daninhas e pragas.”

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO