Modelo projetado na Inglaterra tem autonomia para um dia inteiro de trabalho, segundo a empresa
Livre de emissões e menos ruidosa, miniescavadeira elétrica JCB é indicada para uso em áreas internas
A JCB, terceira maior fabricante mundial de equipamentos para construção, apresentou na terça-feira, 15, sua miniescavadeira elétrica 19C-1E no Brasil. Desenvolvida na Inglaterra e atualmente comercializada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, o modelo é o primeiro da categoria totalmente alimentado por energia elétrica e livre de emissões de poluentes.
De acordo com a fabricante, uma das vantagens da miniescavadeira elétrica é que ela pode trabalhar em ambientes fechados, como edifícios, túneis e passagens subterrâneas, por exemplo, sem a necessidade de utilizar equipamentos de custo elevado para extração dos gases de escapamento das máquinas convencionais.
O motor elétrico da miniescavadeira 19C-1E também possui funcionamento cinco vezes mais silencioso do que o de um modelo equivalente movido a diesel, o que permite utilizar a máquina elétrica em áreas urbanas sem provocar grandes transtornos aos residentes, assim como em outros locais com restrição a ruídos, como hospitais e escolas. Além disso, há uma redução considerável na vibração durante a operação, o que proporciona mais conforto ao operador.
“As baterias utilizadas nesta máquina praticamente não exigem manutenção e o motor também não demanda as verificações diárias de níveis de líquido de arrefecimento e de óleo, como nas máquinas a diesel”, declarou Etelson Hauck, gerente de produto da JCB do Brasil. “Além disso, a eletricidade é muito mais barata do que o combustível fóssil, o que significa economia de tempo e de dinheiro para empreiteiros, operadores e locatários, além de atenção à questão da sustentabilidade”, completou.
A miniescavadeira JCB 19C-1E conta com um motor elétrico e três baterias de 104 Ah de íons de lítio, acomodadas em um compartimento projetado para suportar os rigores do trabalho em áreas de construção. A fabricante afirma que o modelo possui o mesmo desempenho de escavação que uma máquina padrão de 1,9 toneladas.
O novo modelo conta ainda com um carregador de bordo que permite recarregar as baterias em seis horas, por meio de uma conexão convencional de 230V. A JCB oferece ainda uma unidade externa opcional de recarga rápida, que garante a carga completa em 2 horas e meia. A autonomia da miniescavadeira elétrica é de um dia de trabalho completo em ciclo típico ou de quatro horas, no caso de operações em ciclo extremo.
Fonte: Automotive Business