Modelo 100% elétrico pertence à oitava geração de veículos com zero emissão da JAC Motors
O JAC E-JS4 faz sua estreia no mercado brasileiro. Pertencente ao “esquadrão” de produtos que garante o protagonismo da JAC Motors nesse recém-criado segmento de mercado, o SUV médio/grande aposta firmemente em um trinômio muito objetivo: design absolutamente contemporâneo, alta tecnologia e custo/benefício.
“Este é um produto muito moderno, com um design insinuante, traz recursos tecnológicos high-end, e é vendido por um valor extremamente agressivo. Para se ter uma ideia, o SUV 100% elétrico de seu porte mais acessível do país custa mais de R$ 420 mil, ou seja, R$ 170 mil a mais do que o E-JS4. Estamos entusiasmados com o potencial de vendas desse modelo”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Custo por km rodado é até 6 vezes mais barato
Capaz de rodar 420 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o E-JS4 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,60 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,80 a cada 100 km (equivalente a 1,3 litro de gasolina por 100 km!!). “Encher o tanque” por esse valor e rodar 420 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico!
Baterias têm sistema de refrigeração
Dotado de baterias com 55 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração, capaz de manter a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos, o SUV médio/grande 100% elétrico da JAC possui motor com 150 cv de potência e 340 Nm de torque.
Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 1.680 kg, o E-JS4 é extremamente eficiente e garante desempenho empolgante. O modelo fornece arrancadas vigorosas, praticamente o igualando a carros esportivos. Como se sabe, unidades motrizes 100% elétricas garantem o torque máximo em qualquer situação. É o tal do “torque plano”, isto é, você vai dispor dos 340 Nm desde o momento em que ligar o carro. Resultado: ele leva apenas 7,5 segundos para sair da mobilidade e chegar a 100 km/h.
Design contemporâneo é destaque do modelo
Quando foi desenhado no JAC Design Center, na Itália, contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o SUV trouxe as necessidades de uso de um modelo médio/grande, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior.
Seu design é único, inconfundível, autêntico. É um carro bonito, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelo ineditismo das linhas. E sim por ter um resultado de extremo bom gosto. Com um quê de modelo futurista, o E-JS4 adota um visual dianteiro completamente distinto de qualquer outro SUV à venda no Brasil, seja ele térmico ou elétrico: o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade. Ao centro, a grade é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis.
Na lateral, o JAC E-JS4 recebeu rodas de novo desenho, que é justamente o que o diferencia do T60 Plus, versão com motor térmico. Já a traseira exibe o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas da frente, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo. Para unir as duas lanternas traseiras, inclusive, o departamento de Design da marca fez uso de uma régua reflexiva entre elas.
Interior sofisticado
Toda a parte interna do E-JS4 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. O quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT, oferece três modos de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção. Como diferencial de acabamento, o JAC E-JS4 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). O módulo de climatização possui central touch.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo.
Central multimídia tem tela de 10,25 pol e concentra dados sobre operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS4 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera 360 graus e câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”.
Lista de equipamentos é vasta, como todo JAC Motors
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 250 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanterna de neblina (traseira)
• Brake-light
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em material ecológico
• Seis air bags
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
• HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de capô aberto
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Câmera de ré
• Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
• Isofix
Já o custo de manutenção é um capítulo à parte. Devido à racionalidade do projeto de um modelo elétrico, há uma infinidade de autopeças que não faz parte da arquitetura construtiva do E-JS4, o que, além de simplificar o processo de montagem do veículo, acaba barateando seu custo de manutenção. Para se ter uma ideia, as revisões do SUV médio da JAC, entre 10.000 km e 60.000 km, totalizam menos de R$ 740 (menos do que uma única revisão de 20.000 km dos concorrentes de motores térmicos).
Com toda essa tecnologia embarcada, a lista de equipamentos de série, a beleza e a autenticidade de um produto 100% elétrico e segurança de adquirir um veículo livre de emissões de poluentes com 5 anos de garantia, o JAC E-JS4 custa R$ 249.900.
Informações à imprensa
Grupo SHC / JAC Motors Brasil
Eduardo Pincigher – (11) 99464-9356
epincigher@gruposhc.com.br