A Iveco apresentou na quinta-feira, 3, seu novo modelo de caminhão extrapesado, o S-Way. O veículo, além de atender às especificações da norma de emissões Euro 6, também será o substituto do atual modelo pesado da oferta da companhia na região, o Iveco Hi-Way.
Produzido em Sete Lagoas (MG), o S-Way é fruto do último ciclo de investimento da montadora no país, de R$ 1 bilhão. O caminhão pesado tem como principal novidade, além do powertrain Euro 6, uma nova cabine, cujo desenho aproxima o modelo a uma espécie de padrão de design premium visto nas cabines de outras montadoras concorrentes no segmento.
Na comparação com o desenho do Hi-Way, por exemplo, o S-Way tem uma grade frontal maior e um conjunto óptico mais moderno, agrupado como um componente só, ao passo que o conjunto do Hi-Way era duplo.
Segundo o presidente da companhia, Marcio Querichelli, o desenvolvimento do S-Way levou três anos para ser concluído, processo que envolveu mais de 450 tipos de testes e rodagem em mais de 2,5 milhões de quilômetros.
Motor Euro 6 de até 540 cv equipado com sistema SCR

Outra novidade é o motor FPT Cursor de 13 litros produzido na fábrica argentina da montadora, em Cordoba. À ele está acoplada a mais recente caixa de transmissão automática ZF Traxon de 12 velocidades. O conjunto pode entregar potências que variam de 480 a 540 cv, com até 260 kgfm de torque.
Para atender às exigências da norma Euro 6, que entrará em vigor em todos veículos pesados montados no Brasil a partir de janeiro, a montadora instalou no S-Way o sistema de pós-tratamento HI-eSCR, que elimina em até 98% a emissão do poluentes NOx (óxidos de nitrogênio) na atmosfera.
Com esta configuração do powertrain, que também usa um novo turbocompressor de geometria variável, o novo modelo extrapesado da Iveco promete consumir 15% menos combustível na comparação com o Hi-Way.
Nova plataforma de conectividade
Por dentro da cabine, o S-Way entrega também bom espaço interno em suas duas versões, a AS, com 2,5 metros de largura, e a AT, com 2,3 metros. Há também uma nova cama, novo conjunto de bancos de couro, volante multifuncional e sistema de iluminação personalizável.
O pacote de acessórios inclui itens de auxílio à condução. Estão lá o ACC, o controle de cruzeiro automático adaptativo, AEBS (freio emergencial autônomo), assistente de rampa e controles de tração e de estabilidade.
O modelo também estreia nova plataforma de conectivadade, o Iveco On. Por meio da plataforma digital, segundo a empresa, o frotista ou o motorista podem acessar serviços remotos de assistência técnica e, também, acessar dados do desempenho do veículo em operação na estrada.