IQA realiza ações sociais como parte de sua estratégia ESG


Instituto realiza iniciativas com o objetivo de promover a sustentabilidade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social
IQA realiza ações sociais como parte de sua estratégia ESG

Instituto da Qualidade Automotiva tem realizado diversas ações sociais com o objetivo de promover a sustentabilidade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. As iniciativas são coordenadas por colaboradores voluntários e englobam uma série de atividades, tais como distribuição de cestas básicas, arrecadação de cobertores, doação de material escolar para crianças carentes, entre outras ações. 

Até o final de 2023, a expectativa do IQA é ajudar mais de 260 famílias. A gerente comercial e de marketing do Instituto, Marina Nomura, explica que as ações sociais fazem parte da estratégia do IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, uma área de atuação que tem como objetivo apoiar o setor automotivo na adoção, aprimoramento e disseminação das práticas da Agenda ESG.

“O IQA DS visa promover o contexto de sustentabilidade tanto dentro quanto fora do Instituto. Isso inclui projetos internos na própria instituição e o apoio a outras empresas do setor automotivo em suas jornadas de sustentabilidade, não só nas áreas ambiental e financeira, mas também no aspecto social”, disse a gerente. 

Projetos beneficiados 

Entre os projetos apoiados pelo IQA, estão a ONG Maria Maria, que acolhe mulheres vítimas de violência, e a Anjos da Sopa, que oferece refeições para a população em situação de rua. Além dessas, também apoia a Escola de Manufatura e Qualidade, em parceria com a ElringKlinger do Brasil e que conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região. 

Essa iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens e adultos da região para que possam trabalhar em fábricas e montadoras da indústria automotiva. O curso tem duração de um mês e é composto por aulas teóricas e práticas, sendo ministrado tanto de forma presencial quanto online.

Os participantes mais talentosos terão a oportunidade de passar por um processo seletivo para trabalhar na ElringKlinger. Neste ano, cinco turmas com 54 alunos foram certificados, sendo que a grande maioria foram contratados pela empresa.  

“Nosso objetivo é continuar ampliando o engajamento dos colaboradores e das parcerias, de forma a expandir nossa rede de apoio e impactar positivamente cada vez mais pessoas. Mas, para isso, é preciso compreender as necessidades reais dessas pessoas, uma vez que a ajuda deve ser eficaz e ter um impacto real”, destacou Marina Nomura. 

Sobre o IQA 

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. 

Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO