IQA é acreditado para atuar nos ensaios químicos em pilhas e baterias

Avaliações são feitas em laboratório próprio do Instituto localizado em Sorocaba (SP), que também testa couro, rodas e ligas metálicas
IQA é acreditado para atuar nos ensaios químicos em pilhas e baterias

Pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil 2021, realizada pela Radar Pesquisas, destacou que o País é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no planeta e é estimado que o número de materiais desse tipo cresça 4% a cada ano. A Universidade das Nações Unidas considera ser o resíduo que mais cresce no mundo.

No Brasil, foi estimado que em 2019 foram descartados cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, porém é presumido que menos de 3% foi reciclado. A pesquisa destaca que, apesar desses números, pilhas e baterias estão entre os mais reciclados dentre o grupo de Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), 66% dos participantes descartam corretamente.

Além disso, cerca de 75% dos entrevistados não sabem que todo material eletrônico pode ser reciclado se forem descartados de maneira correta, cerca de 49% descartam pilhas junto com o resto do lixo reciclado, o que pode causar danos ambientais e para os operadores de reciclagem.

A reciclagem de produtos eletrônicos é muito importante, quando descartados com outros materiais e indevidamente vão parar em lixões ou aterros sanitários, esses itens são pegos por trabalhadores informais e passam pelo processo de tentativa de extração dos metais pesados e a esses resíduos tóxicos entram em contato com o ar, solo e água, podendo afetar diversas pessoas.

Além da reciclagem, a checagem feita nesses produtos antes deles chegarem ao mercado também é de grande importância, e o IQA -Instituto da Qualidade Automotiva, através do seu laboratório localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), realiza ensaios em pilhas e baterias para medir a quantidade de metais pesados presentes nesses REEE.

A acreditação para a realização desses procedimentos é concedida pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) quando se trata de baterias, e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) através da resolução nº 401, de 2008.

Segundo Sérgio Kina, gerente de operações do Instituto, “o IQA é um certificador do setor automotivo que tem como propósito trazer cada vez mais qualidade para o cliente, seja através de treinamentos, certificações e cada vez mais os ensaios laboratoriais. O objetivo do Instituo é cada vez mais, se fazer presente em todas os passos do cliente”. A acreditação da CGCRE habilita o atendimento de demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que mantém acordos de reconhecimento mútuo com os principais organismos de acreditação em âmbito global.

Para obter a acreditação CGCRE para ensaios em pilhas e baterias, o IQA dobrou a instalação física de seu laboratório, que passou de 85 m² para 170 m². No decorrer de aproximadamente um ano, o Instituto também cumpriu várias etapas: como estudo de viabilidade; desenvolvimento de análises e treinamentos; aquisição de mão de obra; inauguração do espaço ampliado; adequação e documentação para acreditação; e avaliação para extensão do escopo.

Com 26 anos de atuação na indústria automotiva, o IQA tem como pilar a busca por uma melhoria contínua da qualidade no setor, visando o cliente, se tornando uma referência em todos os ramos da cadeia.

Assessoria de Imprensa
Eduardo Motta
E-mail: imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 97019-3902

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO