IQA anuncia vencedores da 1ª edição do Prêmio da Qualidade

Em cerimônia online, o Instituto da Qualidade Automotiva divulgou os ganhadores do projeto promovido com o apoio da Anfavea e do Sindipeças
IQA anuncia vencedores da 1ª edição do Prêmio da Qualidade
Projeto Respirador Saving Lives foi o 1º colocado do Prêmio da Qualidade IQA

Cerimônia de premiação da 1ª edição do Prêmio da Qualidade IQA, transmitida através do canal do Youtube do IQA, condecorou os três melhores projetos inscritos, que apresentaram soluções inovadoras e impactaram positivamente o setor automotivo nacional foram premiados.

“A iniciativa buscou trazer o que de mais inovador está sendo desenvolvido na área da Qualidade Automotiva, valorizando os profissionais que atuam no setor e buscando compartilhar as boas práticas da indústria, melhorando e incrementando a experiência do cliente no final e a sustentabilidade do setor”, afirmou Cláudio Moyses, diretor-presidente do IQA, durante a cerimônia.

O projeto, apoiado pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (), e Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (), nasceu na Comissão da Qualidade conjunta (CQUAL), e contou com a participação de Luiz Carlos Moraes e Dan Ioschpe, presidentes das duas instituições parceiras.

“Um automóvel é composto de mais de 4 mil componentes produzidos internamente, ou por 300 a 400 fornecedores em mais de 100 processos industriais. É importante destacar esses números para que todos tenham a noção da importância dos profissionais que zelam pela Qualidade no setor automotivo”, destacou Moraes.

“O Prêmio da Qualidade IQA cumpre um papel muito importante no setor da mobilidade. A Qualidade, assim como a Inovação são partes essenciais da competitividade desse setor, e o Sindipeças tem feito trabalhos em conjunto com o IQA para avançarmos bastante nesse capítulo, para que o Brasil se torne um participante ativo nessa cadeia global de mobilidade”, afirmou Ioschpe.

O processo de seleção contou com a participação de 48 projetos, todos já em funcionamentos em suas empresas. Os inscritos foram avaliados por uma banca com representantes do IQA e da CQUAL, sendo que as 10 melhores iniciativas foram selecionadas para a fase de apresentação final para a banca avaliadora, de onde saíram os 3 vencedores.

As bancas avaliadoras foram compostas por membros da Anfavea, sendo eles Marcos Valadares, Alexandre Cremonezzi, William Aquino, Celso Gonçalves, Fernanda Zucoloto e Rodrigo Lemos, Sindipeças, representado por Raul Pereira, Rodrigo Jannuzzi, Rogerio Guedes, Amilcar Carrascoza, José Jóia e Aline Damaceno e pelo IQA, os avaliadores foram Ingo Pelikan, Everton Silva, Sérgio Kina e Sérgio Fabiano.

“O terceiro colocado se destacou pela resiliência na busca da excelência. Não há ao certo o caminho exato para o sucesso, mas é importante apreciar cada etapa do processo, pois não se conclui um quebra-cabeça com peças faltantes”, destacou Alexandre Xavier, superintendente do IQA ao revelar o Projeto Aumento da satisfação dos clientes Montadora no processo final da fabricação de rolamento de roda, de Alan Lopes, como um dos vencedores.

“Parabéns a todas as pessoas e equipes que inscreveram seus projetos. Vocês fizeram parte dessa história, o primeiro Prêmio da Qualidade IQA. O segundo lugar vai para o Projeto Safe Launch da Disneyhara Almeida, que apresentou um projeto que demonstrou a proteção ao cliente, assegurando a qualidade do produto desde o lançamento”, destacou Elias Mufarej, presidente do Conselho Diretor do IQA. A vencedora recebeu o troféu e um treinamento de até 24 horas e um manual do IQA.

Na sequência, o diretor-presidente do IQA, Cláudio Moyses, agradeceu por todos os projetos compartilhados e enfatizou que o primeiro colocado se destacou como exemplo em um momento delicado em que todos estão vivendo.

“A crise mundial afetou a vida de milhares de brasileiros. Para alguns o insucesso, para outros, oportunidades. Esse projeto aplicou os princípios de planejamento de qualidade em um processo completamente diferente, o que requer criatividade, foco e uma grande equipe. A frase que define o projeto vencedor é: a qualidade impactando na qualidade de vida das pessoas. O grande vencedor do primeiro Prêmio da qualidade IQA é o Projeto Respirador Saving Lives do Benjamim Sartori’, coroou Moyses. O vencedor recebeu seu troféu e um treinamento de até 32 horas mais um manual do IQA.

Assista a cerimônia completa: https://bit.ly/3nq8mmH

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Assessoria de Imprensa
Eduardo Motta
E-mail: imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 97019-3902

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO