IQA abre inscrições para o programa de Certificação de Profissionais em 8 áreas de especialização


Iniciativa visa reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades de profissionais que atuam em oficinas ou concessionárias de todo o País
IQA abre inscrições para o programa de Certificação de Profissionais em 8 áreas de especialização

Estão abertas as inscrições para os programas de Certificação de Profissionais do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. A iniciativa, disponível no siteé voltada aosprofissionais da reparação, com oito diferentes cursos com foco nas áreas de sistemas de freio, direção, suspensão, exaustão, motores, retífica de motores, funilaria e pintura.

Certificação de Profissionais IQA proporciona importantes benefícios para todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que passarão a contar com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.

“Pensamos na certificação como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao contratar serviços automotivos”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

O projeto busca atender a capacitação de um mercado de mais de 500 mil profissionais, que atuam em mais de 122 mil oficinas independentes espalhadas em todo o Brasil (80% do total) e por outras 4 mil concessionárias (20% do total), e que movimenta mais de 68 bilhões de reais por ano, segundo dados do Anuário da Indústria da Reparação Automotiva 2021. Ao mesmo tempo, a mão de obra formada pelas instituições formais é insuficiente para suprir as necessidades deste mercado, o que faz com que a grande maioria dos profissionais aprende o ofício na prática.

Certificado IQA para Profissionais pode ser obtido por qualquer profissional da área, independente de diploma ou formação acadêmica específica. A avaliação é realizada online e dependendo do resultado o solicitante é certificado.

A certificação é um investimento, com validade de três anos inicialmente. “Após esse período o profissional deve passar por recertificação, e por isso é imprescindível que nesse período de tempo mantenha seus conhecimentos atualizados, uma vez que surgem novas tecnologias todos os dias”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.

“Essa certificação coroa um sonho”, afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional de Pernambuco), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. “Considerando que se trata de uma certificação feita por uma entidade do setor que é bastante acreditada, tanto pelos fabricantes como pelos reparadores”, completa Moraes.

O programa é baseado no modelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e utiliza as normas ABNT atuais e existentes como Qualificação de Mecânico de Manutenção (ABNT NBR 15681), Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em Sistema de Freios (ABNT NBR 14778), Direção (ABNT NBR 14779), Suspensão (ABNT NBR 14780), Exaustão (ABNT NBR 14781), Regulagem de Motores Ciclo Diesel (ABNT NBR 14889), e Retífica de Motores Alternativos de Combustão Interna (ABNT NBR 13032).

Assessoria de Imprensa
Eduardo Motta
E-mail: imprensa@iqa.org.br
Telefone: (11) 97019-3902

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO