Iochpe-Maxion lança estratégia ROADMAP ZERO para se tornar referência da indústria


Empresa será o primeiro fornecedor de rodas e componentes estruturais neutros em carbono
Iochpe-Maxion lança estratégia ROADMAP ZERO para se tornar referência da indústria

A Iochpe-Maxion, maior fabricante de rodas do mundo e a líder em fornecimento de componentes estruturais nas Américas, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. A meta, “ROADMAP ZERO”, é o foco do desenvolvimento sustentável dos líderes da cadeia automotiva.

Um dos elementos-chave do ROADMAP ZERO é a intenção da Maxion de participar da iniciativa de responsabilidade social do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). A Iochpe-Maxion será a maior fabricante de rodas e componentes estruturais a se tornar signatária. A empresa está comprometida em assumir um papel de liderança no desenvolvimento de cadeias de suprimentos de mobilidade sustentável e está apoiando esse compromisso com ações concretas e a aplicação de recursos e know-how da indústria automotiva global.

 “ROADMAP ZERO” é a estratégia da Iochpe-Maxion para apoiar a descarbonização da mobilidade. Estamos removendo as emissões de CO2 de nossos processos de produção e desenvolvendo produtos leves e eficientes. Nosso objetivo é remover as emissões do ciclo de vida desses componentes-chave sem créditos de compensação”, afirma Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

No ano passado, a Iochpe-Maxion emitiu um título de dívida vinculado à sustentabilidade (sustainability-lnked bond) no valor de US$ 400 milhões e implementou uma série de objetivos de sustentabilidade alinhados à meta de 2040. A Maxion está a caminho de reduzir as emissões de CO2 de Escopo 1 e 2 em 2025 em 30%, em relação à linha de base de 2019. Até 2030, 90% da eletricidade da empresa será de fontes renováveis. As reduções de CO2 chegarão a 70% até 2030.

Como a Iochpe-Maxion se tornará neutra em carbono

O ROADMAP ZERO abrange todo o ciclo de vida dos produtos da Maxion, desde a aquisição de materiais até o projeto e fabricação de seus produtos. A empresa está desenvolvendo processos e estratégias de compras que aumentam o uso de materiais secundários reciclados, bem como aço verde e alumínio produzidos com energia limpa. Também está incentivando seus parceiros e fornecedores a assumir compromissos igualmente ambiciosos.

Em todas as operações globais da Maxion, o aumento do fornecimento de energia verde e os avanços contínuos na eficiência energética são o foco principal. A empresa está testando a geração de energia renovável em suas fábricas, priorizando locais onde a eletricidade verde ainda não está disponível no sistema local.

As inovações no design do produto também apoiam os avanços na mobilidade elétrica com zero carbono e transporte sustentável com componentes estruturais leves e rodas aerodinâmicas. Estes contribuem significativamente para melhorar a eficiência do veículo, permitindo reduções adicionais da pegada de carbono.

A estratégia de sustentabilidade ROADMAP ZERO da Iochpe-Maxion inclui programas sociais que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Companhia desenvolve ações socioambientais locais nas cidades que abrigam suas fábricas. No Brasil e no México, por exemplo, trabalha em parceria com a Fundação Iochpe, executando dois projetos de educação, entre eles o Formare, programa de capacitação técnica para jovens desfavorecidos socioeconômicos.

Sobre a Iochpe-Maxion

A Iochpe-Maxion é líder mundial na produção de rodas automotivas e líder na produção de componentes estruturais automotivos nas Américas. A Companhia possui 32 plantas fabris localizadas em 14 países e aproximadamente 17.000 funcionários, operando seus negócios por meio de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components.

Informações
Adriane Rocha

adrianerocha@congregacomunicacao.com.br
(11) 94565-4224

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO