“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Intenção de Consumo das Famílias cresce 0,6% em março

18/03/2021

Comércio de rua em Brasília.

Índice passou para 73,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos (Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro / Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Intenção de Consumo das Famílias, medida pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve uma alta de 0,6% na passagem de fevereiro para março deste ano. Com isso, o indicador passou para 73,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

Apesar do resultado, este é o pior mês de março desde o início da série histórica, em 2010. Na comparação com março do ano passado, por exemplo, houve uma queda de 26,1%, o 12º recuo neste tipo de comparação.

O índice está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde maio de 2015, de acordo com a CNC.

Na comparação com fevereiro, cinco dos sete componentes do indicador tiveram alta, com destaque para o momento para a compra de bens duráveis (1,8%). Dois componentes tiveram queda: acesso ao crédito (-0,5%) e nível de consumo atual (-0,6%).

Na comparação com março de 2020, os sete componentes recuaram, com destaque para momento para bens duráveis (-40,2%) e perspectiva de consumo (-32,1%).

Fonte: Agência Brasil – Edição: Valéria Aguiar (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/intencao-de-consumo-das-familias-cresce-06-em-marco)

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