Instalação dos amortecedores exige atenção aos diferentes posicionamentos dos coxins

Devido às diversas posições de montagem, a recomendação é observar as diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros, ou consultar o fabricante
Instalação dos amortecedores exige atenção aos diferentes posicionamentos dos coxins

Parte da suspensão do veículo, os amortecedores, responsáveis por controlarem os movimentos das molas ao trafegar pelas irregularidades da pista e, assim, manterem o conforto e segurança dos ocupantes do veículo e também a estabilidade do veículo em curvas, requerem alguns cuidados na hora da substituição por novos. “É preciso ter muita atenção na hora de montar os coxins. Não adianta improvisar e tirar fotos antes da desmontagem já que os coxins podem estar com a montagem errada”, alerta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Ele explica que o erro pode trazer diversos problemas, como folgas, ruídos e até comprometer o alinhamento do veículo.

É grande o volume de posicionamentos especiais. Guimarães cita alguns exemplos, entre eles, o localizador da mola helicoidal do Vectra. Há dois dentes que precisam ficar alinhados com o início da mola, na base inferior da amortecedor. Na linha GM, o sistema também é usado na suspensão dianteira do Agile, novo Corsa, Astra, Kadett, entre outros. Já na primeira geração do Palio, Siena, Strada e Palio Weekend, há um ressalto e, nos veículos com direção hidráulica, o indicador deve ser colocado virado para frente do carro. “Se a direção for mecânica, a montagem será feita ao contrária”, adverte. Na linha do Civic 2006 a 2016 há uma seta, que deve ficar para parte dianteira do automóvel.

A recomendação é ficar atento aos posicionamentos dos coxins. Se possível, anotar diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros, ou consultar o fabricante. A Nakata conta com a Central de Atendimento no 0800-707-8022.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal da Nakata no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1xmorZQ9SXE).

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO