INMETRO acredita Tech Center da Umicore para ensaios de emissões PROCONVE L8 e P8 (EURO VI)

Multinacional belga recebe selo de qualidade reconhecido internacionalmente
INMETRO acredita Tech Center da Umicore para ensaios de emissões PROCONVE L8 e P8 (EURO VI)
Dinamômetro de Motor HDD

O Tech Center da Umicore, grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, foi acreditado recentemente na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, ou usualmente NBR 17025, recebendo a Acreditação N° CRL-1593. A certificação rege os sistemas de gestão da qualidade, operações técnicas e administrativas em laboratórios e confere reconhecimento internacional às análises realizadas.

A norma traz as especificações e requisitos gerais para procedimentos de ensaios e/ou calibrações. Para que uma empresa receba a acreditação, ela deve apresentar: implantação de um sistema de gestão da qualidade; competência técnica; rastreabilidade; avaliação de conformidade; padrão de ensaio/calibração de equipamentos; monitoramento do ambiente; validação técnica de metodologia; equipe treinada e capacitada para tais atividades, que são alguns dos elementos mais importantes a serem incorporados nos laboratórios que almejam um status de excelência.

Há trinta anos, o Tech Center da Umicore trabalha com as normas relativas a esses ensaios em veículos e motores, sendo pioneiro no Brasil na realização de ensaios de deterioração de emissões segundo ciclo SBC (Standard Bench Cycle) e no segmento de pesados, HDD (Heavy Duty Diesel), na realização de ensaios nível EURO VI. “Receber a Acreditação demonstra que os processos de desenvolvimento dos produtos da nossa organização atendem às especificações internas e externas de desempenho e segurança, sendo reconhecidos internacionalmente.”, ressalta Edson Paixão, Gerente do Tech Center da Umicore.

O especialista afirma que receber o certificado do laboratório em um determinado método de ensaio pode ser uma decisão estratégica no mercado em que atua. “Estamos contentes pelo reconhecimento pelo INMETRO da capacidade gerencial e técnica do laboratório”, complementa Edson.

Ensaios acreditados

Os ensaios realizados no Tech Center da Umicore, acreditados pelo INMETRO são:

  • Ensaios em Veículos: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PL7 e PL8
  • Ensaios em Motores HDD: Ensaios de emissões pelo escapamento conforme legislação PP8 (EURO VI)
  • Ensaios em Motores OTTO: Ensaios de deterioração do sistema pós tratamento através do ciclo SBC, conforme legislação PL7 — PL8

Sobre a Umicore

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três grupos de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área é dividida em unidades de negócios direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou uma receita de vendas de EUR 12,7 bilhões em 2021 e, atualmente, conta com 11.000 colaboradores.

Mais informações à Imprensa
Grupo Printer Comunicação
Bruna Canto
(11) 98900-5665
bruna.canto@grupoprinter.com.br
Mariana Kovelis
(11) 97240-4074
mariana.kovelis@grupoprinter.com.br 
Amanda Caires
(11) 94261-9487
amanda.caires@grupoprinter.com.br

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO