Inflação e aumento dos custos são as maiores preocupações para quase metade das MPE


Inflação atingiu as pequenas empresas, em especial os MEI, quando começavam a se recuperar dos impactos da pandemia
Inflação e aumento dos custos são as maiores preocupações para quase metade das MPE

Os donos de micro e pequenas empresas brasileiras parecem ter virado a página da Covid-19 e não enxergam mais a pandemia como um obstáculo para os seus negócios. Entretanto, quase 60% deles ainda continuam registrando um faturamento 23% menor, em média, quando comparado ao período anterior à crise. Neste momento, de acordo com os empreendedores, o maior vilão (para 50% deles) passou a ser o aumento dos custos (insumos, combustível, energia), seguido da falta de clientes (21%) e das dívidas com empréstimos (11%).

Somente 3% dos empreendedores ainda veem a pandemia como um problema. Esses foram os dados revelados pela 14ª edição da Pesquisa “Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, que vem sendo realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas desde o início da crise, em 2020.

Em contraponto à época que antecedeu a pandemia, os setores que detêm os maiores percentuais de perdas são Beleza, Artesanato, Economia Criativa, Turismo e Moda, com quedas no faturamento que variam de 34% a 29%. Considerando o porte dos empreendimentos, a pesquisa mostra que os Microempreendedores Individuais (MEI) são o grupo mais impactado (62% relatam queda de faturamento), com uma redução média de 29%.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa traz uma informação importante: nenhum segmento da economia registrou piora em 2022. Porém, indica que o quadro geral ainda inspira cuidado e monitoramento constante. “A inflação atingiu as pequenas empresas, em especial os MEI, quando eles começavam a se recuperar dos impactos da pandemia. É fundamental continuar apoiando esses empreendedores com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, avalia o presidente.

Principais números da pesquisa:

– 59% das micro e pequenas empresas continuam registrando perdas no faturamento quando comparado ao período anterior à pandemia;

– O MEI é a categoria mais atingida – 62% desse setor continua registrando queda de faturamento (-29% em média);

– 50% dos pequenos negócios veem o aumento de custos (insumos/mercadoria, combustível, energia) como maior problema;

– Apenas 3% dos empreendedores continuam apontando a pandemia como principal dificuldade;

– 21% consideram a falta de clientes e 11% indicam as dívidas com empréstimos como fatores que geram maior dificuldade para a empresa.

Veja aqui um infográfico com mais informações.

Fonte: Sebrae

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO