Indicativos que a bieleta pode estar comprometida

Barulho ao trafegar por vias irregulares pode ser sinal de que há problema com a bieleta
Indicativos que a bieleta pode estar comprometida

Haste de metal que possui dois fixadores nas extremidades, ligados por meio de buchas ou pinos à barra estabilizadora e à suspensão do veículo, a bieleta tem como função distribuir a força dinâmica nas curvas ou em terrenos com declive e ajudar a manter o contato dos pneus com o solo, contribuindo para a estabilidade do carro. Por isso, merece atenção na hora da manutenção. “Ruídos ao trafegar por vias irregulares podem ser provenientes da bieleta. Quando folgada ou até mesmo rompida, surge um barulho semelhante ao de metais batendo”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, relatando um dos indicativos que a bieleta pode estar comprometida. Outro indício de que pode haver problema é quando a carroceria do carro inclina muito ao fazer curvas.

Como qualquer componente, há sempre o desgaste natural com o uso, mas acúmulo de lama, areia e outros resíduos, e até mesmo lavagem com produtos químicos agressivos, podem fazer com que a peça se deteriore mais rapidamente. Outras recomendações são não exceder a carga máxima do veículo, evitar solavancos e reduzir a velocidade em estradas esburacadas. 

Sempre que for avaliar o sistema de suspensão ou quando houver ruídos, é ideal avaliar as bieletas e buchas da barra estabilizadora, bem como necessário consultar o manual do fabricante e verificar as recomendações com relação à troca da peça.

Sobre a Nakata – Com 70 anos, a Nakata, marca da Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de frenagem, transmissão, direção e suspensão.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO