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Horse desenvolve autonomia estendida de olho no segmento de veículos comerciais elétricos

Sistema Range Extended foi mostrado no Energy Summit em protótipo de furgão com motor flex que promete aumentar alcance para operações de last mile

03/07/2025

Renault Master serviu para o protótipo do sistema da Horse para veículos comerciais elétricos

Por Fernando Miragaya

O mercado de entregas urbanas e da chamada last mile se mostra como potencial de eletrificação mais rápido do que outros segmentos. Enquanto marcas chinesas investem nesse setor, a Horse desenvolve um sistema que promete aumentar em quase seis vezes a autonomia de veículos comerciais elétricos.

A tecnologia, chamada pela empresa de Range Extender, foi mostrada no Ennergy Summit, evento de inovação elétrica e sustentabilidade que ocorreu no Rio de Janeirp (RJ).

Ela nem é tão disruptiva assim. Um motor de combustão abastece o conjunto elétrico original do veiculo e, com isso, aumenta a autonomia do modelo.

Motor da Horse para alimentar baterias de veículos comerciais

No caso do sistema da Horse, a solução apresentada tem aplicação em veículos comerciais. E se baseia em um motor turbo flex já usado em veículos de passeio e produzido pela Horse no Brasil para alimentar tanto o motor elétrico diretamente, como as baterias.

“Vamos ter uma transição forte até chegada da eletrificação 100%. O Range Extender entra muito bem nesse caminho porque eu consigo autonomia, a qualidade de um elétrico com uso de etanol e um motor compacto”, diz Giuliano Eichmann, diretor de operações da Horse.

A tecnologia começou a ser desenvolvida no Brasil, já foi apresentada na China e também está em desenvolvimento na Europa e na Índia.

Segundo o executivo, no Brasil ela está pronta para ser aplicada em furgões e vans elétricas. Uma tecnologia semelhante, inclusive, já é usada em uma parceria entre a Horse e a encarroçadora de ônibus Marcopolo.

Um dos argumentos a favor do sistema Range Extender é a questão da manutenção. Isso porque o motor de combustão, além de conhecido e usado em carros de passeio, trabalha nos regimes ideais de rotações.

“São tecnologias conhecidas que a gente juntou nesta aplicação. É um motor térmico um ponto zero, que tem a mesma manutenção simples, e até melhor pois opera nas melhores condições”, afirma Giuliano.

Como funciona o sistema da Horse

O protótipo do Range Extender mostrado no Ennergy Summit, no Rio, usou como base um Renault Master elétrico com alcance original de 110 km. O pai da autonomia estendida é o motor 1.0 turboflex de até 125 cv com etanol produzido pela Horse em São José dos Pinhais (PR).

Esse conjunto é o mesmo usado no Kardian. Ele trabalha entre 2.000 e 2.500 rpm e atua com um inversor da Weg para fornecer energia para o motor eletrico ou para carregar as baterias, conforme a necessidade.

Com etanol, segundo a Horse, o veículo comercial tem o seu alcance aumentado para até 600 km.

Fonte: Automotive Business

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