Por Fernando Miragaya
O mercado de entregas urbanas e da chamada last mile se mostra como potencial de eletrificação mais rápido do que outros segmentos. Enquanto marcas chinesas investem nesse setor, a Horse desenvolve um sistema que promete aumentar em quase seis vezes a autonomia de veículos comerciais elétricos.
A tecnologia, chamada pela empresa de Range Extender, foi mostrada no Ennergy Summit, evento de inovação elétrica e sustentabilidade que ocorreu no Rio de Janeirp (RJ).
Ela nem é tão disruptiva assim. Um motor de combustão abastece o conjunto elétrico original do veiculo e, com isso, aumenta a autonomia do modelo.
Motor da Horse para alimentar baterias de veículos comerciais
No caso do sistema da Horse, a solução apresentada tem aplicação em veículos comerciais. E se baseia em um motor turbo flex já usado em veículos de passeio e produzido pela Horse no Brasil para alimentar tanto o motor elétrico diretamente, como as baterias.
“Vamos ter uma transição forte até chegada da eletrificação 100%. O Range Extender entra muito bem nesse caminho porque eu consigo autonomia, a qualidade de um elétrico com uso de etanol e um motor compacto”, diz Giuliano Eichmann, diretor de operações da Horse.
A tecnologia começou a ser desenvolvida no Brasil, já foi apresentada na China e também está em desenvolvimento na Europa e na Índia.
Segundo o executivo, no Brasil ela está pronta para ser aplicada em furgões e vans elétricas. Uma tecnologia semelhante, inclusive, já é usada em uma parceria entre a Horse e a encarroçadora de ônibus Marcopolo.
Um dos argumentos a favor do sistema Range Extender é a questão da manutenção. Isso porque o motor de combustão, além de conhecido e usado em carros de passeio, trabalha nos regimes ideais de rotações.
“São tecnologias conhecidas que a gente juntou nesta aplicação. É um motor térmico um ponto zero, que tem a mesma manutenção simples, e até melhor pois opera nas melhores condições”, afirma Giuliano.
Como funciona o sistema da Horse
O protótipo do Range Extender mostrado no Ennergy Summit, no Rio, usou como base um Renault Master elétrico com alcance original de 110 km. O pai da autonomia estendida é o motor 1.0 turboflex de até 125 cv com etanol produzido pela Horse em São José dos Pinhais (PR).
Esse conjunto é o mesmo usado no Kardian. Ele trabalha entre 2.000 e 2.500 rpm e atua com um inversor da Weg para fornecer energia para o motor eletrico ou para carregar as baterias, conforme a necessidade.
Com etanol, segundo a Horse, o veículo comercial tem o seu alcance aumentado para até 600 km.
Fonte: Automotive Business