Desde seu lançamento, em 2015, o HR-V se tornou referência no segmento de SUVs e se consagrou como o modelo mais vendido da Honda Automóveis do Brasil. Uma nova página dessa história de sucesso começa a ser escrita com a apresentação do New HR-V. Fruto de um projeto 100% inédito, a nova geração do modelo se destaca pelo espaço interno ampliado, com ainda mais conforto e versatilidade, características que fizeram a fama de seu admirado antecessor, e que agora foram redefinidas em patamar superior.
Sob o conceito ‘Amp up your life’ — Amplifique sua vida –, os engenheiros da Honda estabeleceram um tripé de características básicas para o New HR-V: prazer, estilo e confiabilidade se combinam para potencializar o lifestyle de seus clientes, tornando este SUV o parceiro ideal para suas vidas.
O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações, ambas com alta eficiência, priorizando, cada qual, o baixo consumo de combustível e a alta performance. As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Para ambos, o câmbio é o consagrado CVT, ajustado para atender às demandas dos novos motores.
O Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões do New HR-V. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.
Estilo, conforto e versatilidade
Preservando o porte de seu antecessor, o New HR-V exibe um estilo inovador. A linha de ombros elevada da carroceria une a parte frontal, de forte e inédita personalidade, à traseira, de curvatura acentuada.
A dianteira é fator de diferenciação entre as versões do New HR-V. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto, consoante com a maior potência de seus motores. Já as versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação.
Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que no New HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda SENSING, EXL Honda SENSING e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê. Abaixo deste característico detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré. O resultado é uma superfície de estilo limpo e elegante, que enfatiza a linha de ombros alta das laterais. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o New HR-V. As versões EX Honda SENSING e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda SENSING e a Advance compartilham o terceiro modelo.
Outro detalhe do projeto do New HR-V é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas — antes eram fixados junto à base das colunas A — também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.
O projeto do interior do New HR-V exibe o mesmo conceito aplicado ao design externo. Prazer, estilo e confiabilidade foram os parâmetros usados para criar um espaço de convívio agradável, elegante e requintado, onde o conforto estético e físico prevalece. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.
O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança. O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.
Na cabine, materiais de alta qualidade, com acabamento e montagem precisos, e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente requintado, mas sem excessos, característica que se conecta com a modernidade do design exterior do New HR-V. Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que garante viagens com máximo conforto, uma vez que melhora o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal. Além do prazer ao dirigir, os novos bancos também colaboram para a segurança à medida que, sem se cansar mesmo ao percorrer longos trajetos, o motorista tem maior concentração na via.
O New HR-V oferece maior conforto para seus passageiros. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. O consagrado Magic Seat, sistema exclusivo de modularidade dos bancos, está presente no New HR-V com três modos de utilização (Utility, Long e Tall), que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.
O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas. Em dias frios, a seleção de aeração mais difusa também atua como uma espécie de isolante térmico com relação à superfície resfriada dos vidros. Outra evolução na climatização do New HR-V é a presença do difusor duplo no console central que atende os passageiros do banco traseiro.
Outra novidade que traz mais praticidade e conforto ao New HR-V é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se o usuário estiver levando a chave consigo.
Novos motores: economia de combustível e performance
O New HR-V traz duas opções de motor flexíveis em termos de combustível, que podem ser alimentados com etanol ou gasolina. As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC — Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control –, o sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.
Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC Flex tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os New HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.
Nas versões Advance e Touring, o New HR-V traz um motor inédito e tecnologicamente muito avançado: o quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Da mesma maneira que o motor aspirado, ele é totalmente de alumínio e conta com injeção direta de combustível — informações técnicas detalhadas serão divulgadas posteriormente.
O câmbio CVT, de relação continuamente variável, reconhecido pela confiabilidade, robustez e eficiência, oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda SENSING, Advance e Touring). Os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking), ambos disponíveis em todas as versões, contribuem para que a experiência de condução seja adequada independentemente do tipo de percurso.
O Step shift é voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança. O EDDB atua em desacelerações, quando, baseado em inputs de freio e de aceleração longitudinal, o câmbio reduz uma ou mais marchas, mantendo a rotação adequada a cada situação (topográfica e de condução). Na prática, isso se traduz em descidas de serra com auxílio de freio-motor, além de retomadas, frenagens e contornos de curva com dirigibilidade refinada. As reduções automáticas proporcionadas pelo EDDB também contribuem para os excelentes níveis de consumo do New HR-V.
Dinâmica aprimorada e esmero construtivo
O New HR-V é fabricado na planta de Itirapina (SP), uma das mais modernas fábricas da Honda voltada para a produção de automóveis no mundo, e que dispõe de tecnologia para dar ao SUV e demais veículos ali produzidos um padrão construtivo de excelência.
O cuidado com a rigidez estrutural da carroceria do New HR-V resultou não apenas em uma cabine segura para os ocupantes, mas também performance dinâmica superior, aspecto que influencia diretamente no prazer ao dirigir e pleno domínio do motorista. Na comparação com o HR-V anterior, o incremento na rigidez torcional da carroceria foi de 10%.
Essa evolução na estrutura do New HR-V foi obtida por meio da aplicação de aços especiais de alta resistência, de especificação 980/780 Mpa, não usados no HR-V anterior, mas que agora representam 8% do total empregado na fabricação da carroceria. O resultado prático não é unicamente a maior resistência como também a contenção no aumento no peso.
O New HR-V oferece melhor estabilidade direcional, que decorre da evolução no sistema de direção e das suspensões. Com pontos de fixação mais rígidos, o conjunto de direção proporciona respostas ágeis do carro em relação à aplicação de movimento no volante. Nas suspensões, além do trabalho de redução do atrito dos componentes para melhorar o comportamento de rodagem sobre piso irregular, há novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas. As melhorias ampliaram o comportamento em curva e aumentaram significativamente o conforto, sobretudo para quem viaja na traseira.
O isolamento acústico também evoluiu no New HR-V por meio da adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como de espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.
Segurança para todos
Segurança é um dos pilares da Honda e, sem dúvidas, uma das prioridades no New HR-V. O modelo traz o Honda SENSING de série em todas as suas versões. O Honda SENSING é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no New HR-V:
- ACC — Controle de cruzeiro adaptativo — Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
- CMBS — Sistema de frenagem para mitigação de colisão — Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
- LKAS — Sistema de assistência de permanência em faixa — Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM — Sistema para mitigação de evasão de pista — Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
- AHB — Ajuste automático de farol — Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda SENSING, todas as versões do New HR-V possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
Uma novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.
Conectividade: estreia de tecnologia
Uma importante novidade do New HR-V é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da marca. Ela foi criada para conectar o motorista ao seu veículo, via aplicativo no smartphone.
Os serviços oferecidos melhoram a vida do cliente, pois aumentam a segurança do motorista e demais ocupantes e a comodidade, com facilidades para o dia a dia.
Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos — como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance.
Lista de equipamentos e cores
O New HR-V traz uma lista de equipamentos e tecnologias bem completa em todas as suas versões.
New HR-V EX Honda SENSING — faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
New HR-V EXL Honda SENSING — Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.
New HR-V Advance — Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
New HR-V Touring — Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).
Quanto à oferta de cores, o New HR-V terá opções variadas, comuns a todas as versões: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda SENSING e couro na EXL Honda SENSING. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.
As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING terão início de pré-venda em 2 de agosto, data em que ocorrerá o lançamento virtual do modelo para o público, pelo canal da Honda Automóveis no YouTube (Link). A chegada nas concessionárias está prevista para o final do mesmo mês. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro.
Os preços serão divulgados no momento de início das vendas.
A garantia do Honda New HR-V é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus, que completou 45 anos em 2021, ao lado da CG, o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 26 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
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