“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Henkel apresenta tecnologia que reduz consumo de energia em baterias automotivas

Solução Technomelt AS 4350, desenvolvida no Brasil, será destaque na FENIBAT 2025 e atende demandas de sustentabilidade e alta performance

14/05/2025

Com foco em eletromobilidade, sustentabilidade e alta performance industrial, a Henkel participa da 7ª edição da FENIBAT (Feira Internacional de Baterias de Chumbo e Lítio), que acontece de 25 a 27 de maio em Londrina, Paraná. Durante o evento, a empresa apresenta o Technomelt AS 4350, adesivo hotmelt desenvolvido no Brasil para aplicação em baterias de veículos leves, pesados e agrícolas.

A solução se destaca por sua aplicação em temperaturas mais baixas (150ºC a 200ºC), o que reduz o consumo de energia durante o processo de fabricação, ampliando a produtividade industrial e contribuindo com as metas de sustentabilidade da cadeia automotiva. O produto também é homologado pela norma ABNT NBR 15940:2019.

“Aplicamos nosso conhecimento em adesivos para desenvolver tecnologias voltadas à eletromobilidade, mas também à realidade do mercado latino-americano, ainda fortemente baseado em carros a combustão. O Technomelt AS 4350 é um exemplo de como é possível unir sustentabilidade, eficiência e segurança”, afirma Kauê Miraglia, gerente de vendas automotivo da Henkel.

O hotmelt permite até 30% de economia de material por unidade, com excelente resistência mecânica e química, estabilidade térmica e alto alongamento. É aplicado na fixação das placas internas da bateria, onde atua mesmo em ambientes com ácido sulfúrico e temperaturas extremas, garantindo isolamento e prevenção de curtos-circuitos.

A participação da Henkel na FENIBAT reforça sua atuação no setor de reparo e manutenção veicular, com soluções para diferentes tipos de frota: elétrica, híbrida e a combustão. A empresa também apresenta um portfólio completo de adesivos e selantes voltados para desempenho, durabilidade e eficiência.

“A venda de veículos eletrificados cresceu mais de 90% no Brasil em 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A Henkel está pronta para apoiar esse crescimento com tecnologias locais, adaptadas à realidade da indústria nacional”, reforça Kauê.

Demonstração ao vivo na feira

Durante os três dias de evento, o Technomelt AS 4350 estará em demonstração no estande da Henkel. Especialistas técnicos estarão presentes para explicar as aplicações e diferenciais do produto aos visitantes e à imprensa.

Sobre a Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2024, a Henkel reportou vendas de mais de 21,6 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de cerca de 3,1 bilhões de euros. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. A sustentabilidade tem uma longa tradição na Henkel, e a empresa tem uma estratégia clara de sustentabilidade com metas específicas. A Henkel foi fundada em 1876 e hoje emprega uma equipe diversificada de cerca de 47.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. Mais informações no site.

Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 70 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2024, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 2,6%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 636 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?