Heliar comemora 90 anos de Brasil e investe em tecnologia e serviços


Heliar comemora 90 anos de Brasil e investe em tecnologia e serviços

Sob o guarda-chuvas da Clarios, a Heliar está na vanguarda da tecnologia em baterias, em busca de soluções de demandas do mercado cada vez mais exigente

Passado, presente e futuro dos automóveis estão diretamente ligados à tecnologia para armazenamento de energia. Neste ponto, a Clarios está a frente no mercado OEM, assim como no aftermarket e por meio de sua marca premium no Brasil, a Heliar, promove ações que vão desde um produto robusto e durável, até tecnologias exclusivas

Sob o guarda-chuvas da Clarios, líder mundial em soluções para armazenamento de energia, a Heliar está na vanguarda da tecnologia em baterias, em busca de soluções de demandas do mercado cada vez mais exigente. O pioneirismo da Heliar e o desenvolvimento que supera expectativas do mercado, colocam a marca na posição de destaque em baterias no Brasil. Para falar sobre ações da Heliar no Brasil que tratam de suprir as exigências atuais e futuras do mercado, conversamos com Marcelo Barreto – Diretor de Unidade de Negócios Aftermarket da Clarios.

Marcelo Barreto – diretor da unidade de negócios aftermarket da Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções para armazenamento de energia. Essa experiência e expertise de uma multinacional reflete diretamente nos produtos e serviços oferecidos pela Heliar no mercado de reposição “Globalmente, a Clarios produz cerca de 150 milhões de baterias ao ano, o que representa 1/3 da produção de toda indústria. Para isso, utiliza as melhores práticas em operações, processos e cadeia de suprimentos circular” comenta Marcelo.Graduado em Administração e Comunicação Social com MBA em Marketing, Marcelo Barreto possui mais de 20 anos de experiência em posições de liderança comercial, tanto estratégicas quanto táticas em empresas multinacionais, líderes em seus segmentos e hoje ocupa a direção da unidade de negócios aftermarket Cone Sul da Clarios.

HOJE, A CLARIOS É A PRINCIPAL FORNECEDORA PARA AS MONTADORAS. EQUIPAMOS 9 EM CADA 10 MOTOS PRODUZIDAS NO BRASIL, 8 EM CADA 10 VEÍCULOS PESADOS E METADE DOS VEÍCULOS LEVES

“Nossos times trabalham de maneira conjunta com nossos clientes, especialmente, no mercado de equipamento original para o desenvolvimento de novas soluções e além disso, mantemos parcerias em todo mundo com institutos de pesquisa, laboratórios, universidades e parceiros estratégicos que nos apoiam constantemente na evolução do portfólio e desenvolvimento de novas tecnologias. Todo esse conhecimento é aplicado na produção das nossas baterias em todas as unidades da Clarios e, por isso, a Heliar carrega o que há de melhor no mundo em baterias.”, completa o dirigente.

A linha de baterias da Heliar possui tecnologia atestada por diversas montadoras do Brasil e importadoras

Apesar dos tempos difíceis para as indústrias do aftermarket automotivo, o mercado está em recuperação e a Clarios adotou medidas para estar a frente dos problemas da cadeia de consumo e amparar seus distribuidores, como relata o diretor “realmente, a recuperação abrupta de vários segmentos após uma primeira onda forte da pandemia tem causado aumento de demanda acima da oferta, impactando vários elos da cadeia, incluindo a logística mundial. Entretanto, a Clarios possui acordos globais para compra de suas principais matérias-primas, o que nos deixa numa posição mais favorável para suprir as necessidades do mercado.”

A fabricante possui produtos que atendem a linha leve, pesada e também motocicletas

Atendendo a linha leve, pesada, agrícola e marítima, a Clarios possui vasta abrangência nacional “hoje, a Clarios é a principal fornecedora para as montadoras. Equipamos 9 em cada 10 motos produzidas no Brasil, 8 em cada 10 veículos pesados e metade dos veículos leves. A força em equipamento também se reflete no mercado de reposição com forte presença em todas as regiões do país e market share em crescimento”, comenta Marcelo.

A CLARIOS TEM PLANOS SÓLIDOS PARA CONTINUAR CRESCENDO NO BRASIL. TEMOS BOAS EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO COM A AÇÃO DE NOSSAS MARCAS, TECNOLOGIA E PARCEIROS

Com o constante crescimento do mercado aftermarket de baterias, a Clarios possui uma forte base de experiência e pesquisa de novas tecnologias para se manter à frente dos concorrentes “Todo nosso processo de produção segue o modelo operado pela Clarios em todo mundo, utilizando tecnologia de ponta e matérias-primas de alta qualidade e pureza. Além disso, os produtos da Clarios utilizam grades com tecnologia PowerFrame, que foi criada e patenteada pela Clarios e, por isso, são de uso exclusivo. É importante ressaltar que as grades são o principal fator de ‘morte prematura’ de uma bateria”, relata Marcelo Barreto.

Grades com tecnologia PowerFrame são projetadas para oferecer mais resistência a corrosão quando comparadas a outros tipos de grade. Fonte: Heliar

A tecnologia diferenciada, aplicada às baterias Heliar garantem durabilidade e condutividade acima da média do mercado “toda tecnologia embarcada no desenvolvimento e na produção das grades PowerFrame, faz que com sejam até 3x mais resistentes à corrosão e alcancem melhor performance com até 60% mais condutividade elétrica. O processo de produção dessas grades é mais limpo, pois consome 20% menos energia e gera menos gases poluentes”, destaca Marcelo. “Todos esses fatores, somados, fazem da Heliar a melhor e a mais durável bateria do mercado: podendo chegar a durar até 3x mais que outras marcas”, completa.

Baterias da linha AGM são indicadas para veículos com alta demanda de energia e sistema start-stop. Fonte SC Baterias

Comemorando 90 anos da Heliar, a fabricante realizou diversas ações especiais e quem ganhou com isso foram os próprios consumidores, impactando positivamente a sociedade “2021 é um ano especial, pois a Heliar comemora 90 anos. A Heliar foi a primeira marca de baterias do Brasil e durante sua trajetória impactou a vida de muitas pessoas: nossos funcionários, distribuidores, revendedores e consumidores. Para essa comemoração, já aconteceram várias ações especiais durante este ano e os fãs da marca podem esperar mais novidades para breve, em todo Brasil. Um exemplo recente é a campanha “Heliar, Energia que Aquece”, realizada entre 27 de julho e 11 de agosto, em que parte da receita gerada na venda das baterias durante o período será destinada à doação de cobertores. A campanha vai beneficiar vulneráveis atingidos pela onda de frio nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”.

Heliar Service é a rede de lojas das baterias Heliar. Para fazer parte da rede de franquias, entre em contado por meio do Fale Conosco da Heliar. Foto: divulgação

Os membros do Clube Canal da Peça, varejistas, reparadores e apaixonados por mecânica também ganham com as ações da Clarios no Brasil, que está expandindo sua rede de distribuição “A Clarios conta com uma rede de distribuição formada por mais de 70 distribuidores que atuam no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Rede essa que possui forte conexão com o negócio e parceria de longa data com a Clarios. Os varejistas que queiram ter produtos da Clarios em suas lojas, devem buscar por um dos nossos distribuidores. A relação está disponível no site www.heliar.com.br”, pontua o dirigente.

Veja também:
Descubra Como Escolher a Melhor Bateria Para o Veículo
Zinabre: conheça o vilão das baterias

Sem deixar de lado a presença física em distribuidores e pontos de venda, a fabricante está promovendo constantemente sua presença digital com ações para os consumidores “Assim como o mercado geral, também no segmento de baterias, os hábitos de consumo estão se transformando. Cada vez mais, o consumidor deixa de ir até a loja para fazer a compra da sua bateria e opta por não se deslocar. Porém, até mesmo pela característica do produto que requer instalação técnica e retorno da bateria inservível, observamos uma jornada híbrida e não 100% digital” relata Marcelo. “Nesse sentido, há cerca de um ano e meio, operamos a plataforma Heliar Express que conecta consumidores interessados em resolver a troca de bateria de forma ágil a pontos de venda em todo Brasil que podem atendê-los. Essa facilidade torna o pedido on-line da bateria um processo fácil e rápido”, completa.

Veja como funciona uma bateria AGM e EFB da Heliar

Com a chegada do fim do ano, a Clarios já mira em 2022 no aftermarket, consolidando ainda mais sua presença no Brasil “A Clarios tem planos sólidos para continuar crescendo no Brasil. Temos boas expectativas de crescimento com a ação de nossas marcas, tecnologia e parceiros. Entretanto 2022 deve ser um ano bastante desafiador assim como este. O câmbio desfavorável e a alta da inflação têm pressionado os custos de produção da indústria de forma geral e se manter competitivo em um cenário com queda no poder aquisitivo da população é ainda mais complexo. Por outro lado, o avanço da vacinação e uma provável estabilização da pandemia no Brasil pode acelerar a retomada econômica e a geração de empregos, o que será muito positivo”, finaliza o diretor da fabricante.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Baterias
Motor
Tampa para caixa de bateria
Garras e conectores para baterias
Componentes para baterias
Fusíveis e Chicotes
Terminais e conectores

Fonte: Cana da Peça

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO