Guerra na Ucrânia afeta custo de vida na RMSP, que sobe 1,16% em março


Escalada nos preços das commodities, como petróleo, trigo e soja, elevou custos dos transportes e dos alimentos
Guerra na Ucrânia afeta custo de vida na RMSP, que sobe 1,16% em março
Os combustíveis subiram, em média, 5,65%, com destaque para a gasolina e para o óleo diesel (Arte: TUTU)

A alimentação e o transporte, os mais importantes grupos de consumo das famílias, foram os principais responsáveis pelo aumento de 1,16% no custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em março. A alta é resultado da guerra na Ucrânia, que provocou uma escalada nos preços das commodities, como petróleo, trigo e soja, trazendo impactos para os custos dos alimentos e dos transportes, contribuindo com quase 70% da variação mensal. Os dados, do indicador Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontam para altas do CVCS de 2,8%, no período entre janeiro e março, e de 10,78%, em 12 meses.

Para a FecomercioSP, o maior impacto do conflito na Ucrânia sobre as commodities foi absorvido no mês de março. Entretanto, isso não significa que não haverá altas nos próximos meses, ainda que o avanço dos preços seja mais suave. Além disso, outra questão que deve comprometer a melhora do custo de vida é a inflação, que segue espalhada pelos grupos de consumo das famílias. Em março, as nove atividades que compõem o CVCS apresentaram variação positiva, das quais quatro superaram os 10% no acumulado em 12 meses. Com relação aos alimentos especificamente, dos 80 itens analisados, 61 apontaram alta no mês.

Entenda como a invasão da Ucrânia afeta a economia
Rússia × Ucrânia: FecomercioSP debate os riscos da guerra para a economia e a segurança mundial
A Rússia, a Ucrânia e a interdependência do mundo: todos seremos afetados
Entenda o contexto e os impactos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia

O grupo dos transportes avançou 2,01% – impacto de 0,43 ponto porcentual (p.p.) na variação geral. Os combustíveis subiram, em média, 5,65%, com destaque para a gasolina (6,73%) e para o óleo diesel (15,03%). As passagens aéreas evitaram que o avanço fosse maior. O item teve queda de 9,6%. Entretanto, o aumento do querosene de avião em março – não captado pela pesquisa – ainda deve influenciar os preços em maio. No recorte por faixa de renda, há disparidade. Enquanto, para as classes mais baixas, a variação mensal chegou a 2,44%, ao passo que para a classe A, o aumento foi de 1,87%.

Os alimentos, por sua vez, subiram 1,66% – impacto de 0,37 p.p. na variação geral. O óleo de soja avançou 5,8%, e o tradicional pão francês, 2,8%, pressionados pela alta do preço do trigo e da soja no mercado internacional. Além da conjuntura mundial, a redução da oferta, em decorrência do excesso de chuva, também contribuiu para as elevações nos custos. Foi o caso do tomate, que encareceu 37,1%, e da cenoura, com alta de 28%. Além deles, hortaliças e frutas registraram altas de 9,43% e 6,16%, respectivamente.

Importante ressaltar, porém, que parte da escalada de preços nesses casos também é reflexo, além das mudanças climáticas, do aumento do frete. O óleo diesel, cujo preço influencia diretamente os custos do transporte de carga, sofreu reajuste de quase 25%.

Embora o aumento dos alimentos tenha atingido todas as faixas de renda, as famílias mais pobres foram as mais prejudicadas. O avanço desse grupo para a classe D foi de 1,99%, já para a classe A, de 1,59%.

Demais altas no mês

Depois dos transportes e dos alimentos, a habitação foi o item que mais pressionou o avanço do CVCS. O grupo também foi impactado pelas circunstâncias da guerra, com alta de 1% e impacto de 0,17 p.p. no resultado geral do indicador. O gás de botijão, que subiu 8,6% no mês, foi o destaque. A alta é especialmente prejudicial às classes menos favorecidas. A variação para a classe E foi de 1,23%, já para a classe A, de 0,72%.

Outras altas foram registradas nos seguintes grupos: vestuário (1,32%), saúde (0,63%), despesas pessoais (0,47%), artigos do lar (0,05%), educação (0,04%) e comunicação (0,03%).

Quando se avalia o custo de vida por classe social, no acumulado de 12 meses, para a classe E, a alta foi de 12,36%. Já para a D, de 12,29%. Nas famílias com melhor poder aquisitivo, as variações foram de 9,94%, para a classe B, e de 10,14%, para a classe A. 

IPS e IPV

O Índice de Preços do Varejo (IPV) assinalou alta de 2,07% em março. No ano, a alta acumulada é de 4,53%, variando, nos últimos 12 meses, 14,69%. Dos oito grupos que compõem o indicador, nenhum encerrou o terceiro mês do ano com decréscimo em suas variações médias. Já o Índice de Preços dos Serviços (IPS) assinalou avanço de 0,19%. A alta acumulada em 2022 é de 0,99%, variando, nos últimos 12 meses, 6,73%. Duas atividades encerraram o terceiro mês do ano com decréscimo em suas variações médias: transportes (-0,38%) e saúde e cuidados pessoais (-0,16%).

Acompanhe as diferentes pesquisas e análises setoriais realizadas pela FecomercioSP e tenha mais conhecimento do mercado.

Fonte: FecomercioSP

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO