Grandes empresas estão ampliando seus ecossistemas de negócio

Pesquisa da EY aponta que o número médio de relacionamentos com empresas parceiras aumentou de cinco para sete entre 2020 e 2021 (Por Agência EY)
Grandes empresas estão ampliando seus ecossistemas de negócio

Estruturar um bom ecossistema tem se tornado um diferencial no mundo dos negócios. Esse novo formato de organização empresarial – observado em empresas como Magalu, Via e Americanas – tem desafiado CEOs de grandes organizações.

A pesquisa “The CEO Imperative Study 2021” – realizada pela EY com mais de 800 líderes de empresas que utilizam pelo menos um modelo de negócios de ecossistema – revela que esses ecossistemas representam, em média, 13,7% de suas receitas anuais totais e geram 12,9% em redução de custos e 13,3% em ganhos incrementais.

Ainda de acordo com o levantamento, 31% dos CEOs indicam que sua estratégia inclui um ecossistema externo de parcerias de negócios. Sobre o sucesso atual de sua empresa, 71% dos líderes de companhias que fazem parte de um ecossistema acreditam que é muito importante e 91% concordam que aumentou a resiliência de seus negócios.

Em comparação com a pesquisa de 2020, essas empresas também estão expandindo seu uso de ecossistemas: o número médio de relacionamentos aumentou de cinco para sete, com 58% dos entrevistados com mais de quatro ecossistemas ativos.

Greg Sarafin, líder de ecossistema da EY Global Alliance, diz que um exemplo desse modelo é a IBM. Segundo relatório anual de 2020, a empresa está investindo US$ 1 bilhão em seu ecossistema de nuvem híbrida para que seus parceiros possam desempenhar um papel muito maior no atendimento das necessidades de seus clientes.

“Um dos fatores que impulsionam a crescente adoção de modelos de negócios ecossistêmicos são as melhorias tecnológicas. A economia da nuvem reduziu drasticamente os obstáculos técnicos e operacionais que dificultavam a configuração dos ecossistemas no passado. 

INOVAÇÃO

A pesquisa mostra também que mais de 85% dos executivos concordam que os ecossistemas são uma maneira eficaz de conectar grandes empresas a pequenos disruptores e de promover a inovação em cadeias de valor e indústrias adjacentes.

“Os varejistas on-line estão fazendo parcerias com lojas físicas para oferecer aos clientes uma experiência mais conveniente, e as empresas globais de tecnologia estão explorando um ecossistema inovador de startups para impulsionar o desenvolvimento de tecnologia”, afirma Sarafin.

Outro dado é que 88% dos CEOs acreditam que a capacidade de formar, liderar e gerenciar ecossistemas definirá equipes de liderança bem-sucedidas.

No entanto, apenas 48% dos entrevistados com ecossistemas de alto desempenho indicaram ter uma liderança de ecossistema e, quando o fazem, geralmente é um título funcional que não garante que o titular tenha autoridade entre departamentos.

“A nomeação de um CEO pode ser uma maneira eficaz de as empresas superarem os desafios associados ao desenvolvimento de ecossistemas bem-sucedidos”, completa Sarafin.

Fonte: Diário do Comércio – IMAGEM: Thinkstock

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO