“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Governo de SP anuncia ciclovia intermunicipal, mas desagrada ciclistas

14/03/2022

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou nesta quinta-feira a construção de uma ciclovia na Rodovia dos Bandeirantes ligando a capital paulista a Itupeva. A chamada Ciclovia dos Bandeirantes terá 57 km de extensão e ligará São Paulo ao recém-criado Distrito Turístico Serra Azul. As obras de R$ 219 milhões vão ficar a cargo da concessionária CCR Autoban.

Apesar de a notícia parecer positiva para os adeptos da bicicleta e da mobilidade ativa, a iniciativa foi recebida com críticas pelos ciclistas. No Twitter, Daniel Guth,  diretor executivo da Aliança Bike, associação que reúne empresas do setor, fez uma thread com questionamentos acerca da obra.

Entre os pontos levantados por Guth estão a segurança e a facilidade de acesso à via, já que ela fica no canteiro central da rodovia, deixando os ciclistas “encurralados”. Também questiona a informação divulgada pela mídia de que a ciclovia terá “controle de acesso”, pois não está claro se isso representará restrições ao ir e vir dos ciclistas, e pergunta se a CCR irá fazer limpeza diária da via, uma vez que o lixo da rodovia tenderá a ser movido para a ciclovia.

Guth ainda lembra que Doria está a um mês de se licenciar do governo estadual para disputar a eleição presidencial e questiona o porquê de essa obra ter sido anunciada após três anos da gestão do político no cargo sem nenhuma ciclovia interestadual ser feita.

O coordenador de Mobilidade do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Rafael Calabria, respondeu Guth e também criticou a ciclovia. “Uma ciclovia num canteiro central de rodovia é muito estúpido”, disse ele. “Típico de quem nunca usou ou planejou isso. Ficar preso no meio de uma via expressa é inseguro e inacessível”, afirmou.

A obra não foi apresentada ao Ciclo Comitê, órgão consultivo de São Paulo para políticas públicas de ciclismo. Em questionamento do portal Uol, o governo afirmou que o plano ainda será submetido “à avaliação e a análises técnicas” da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), da Secretaria de Logística e Transporte e da própria Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Segundo o governo, com base nas orientações do Ciclo Comitê Paulista, a Artesp trabalha, desde 2021, na implementação de 97 km de ciclovias em cinco rodovias estaduais. 

Fonte: Automotive Business

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