Goop, distribuidora da marca Takao, dobra faturamento nos últimos três anos

Empresa projeta continuidade de crescimento em 2023 ao colocar mais foco na capacitação do mecânico (Por Décio Costa)
Goop, distribuidora da marca Takao, dobra faturamento nos últimos três anos

A Goop, empresa distribuidora da marca de peças para motores Takao, apurou ao fim 2022 faturamento de R$ 227 milhões, valor 17% maior em relação ao exercício de 2021, mas que representou o dobro do consolidado há três anos.

De acordo como CEO André Niero, a empresa cresce com expansão da oferta. Somente no ano passado, a companhia ampliou o portfólio para o mercado de reposição com 300 lançamentos. Na prateleira consta uma família de 23 produtos, que reúne mais de 6,3 mil itens. “Temos capacidade para atender 95% da frota brasileira, cobertura para cerca de 1,2 mil motores.”

Dirigente conta que o mercado de reposição de motores fatura por volta de R$ 5,5 bilhões por ano. Do total, em torno de 50% representam componentes periféricos, enquanto a outra metade de peças internas, onde a Takao tem 10% de participação.

“A empresa nasceu para atuar forte na reposição para veículos importados e, hoje, o maior impulso tem vindo dos produtos nacionais”, destaca Niero.

No modelo de negócio da empresa, todas as peças são desenhadas internamente a partir das especificações técnicas do fabricante do produto original. O processo segue com produção em uma rede composta de 42 fábricas localizadas na Ásia.

“Os lançamentos são definidos em torno de dois anos depois de o veículo surgir no mercado, prazo que eventualmente o motor poderá começar a precisar de peças de reposição”, conta o CEO

Niero estima acumular mais um crescimento nas vendas em 2023, da ordem 20%. A perspectiva se sustenta na atenção que a empresa tem promovido ao principal cliente: o mecânico. Com objetivo de aprimorar as capacidades do reparador, a Takao colocou em campo projeto de profissionalização de longo prazo em parceria com o Senai. Três unidades já estão com curso em andamento.

Em paralelo, rotinas de visitas de equipes técnicas da empresa às oficinas levam informação e conhecimento. No ano passado, foram mais de 30 mil encontros. “Antes havia muito foco nas especificações técnicas, na peça. Hoje, nossa prioridade também é aplicador, afinal, é ele que nos ajuda a crescer.”

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Fonte: AutoIndústria – Foto: Takao/Divulgação

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