Categories • Automotivas

Google lança novos aplicativos para automóveis

O Google expandiu as ofertas de aplicativos em sua plataforma de infoentretenimento em carros. Os motoristas poderão acessar ferramentas como WebEx e Zoom, além de Prime Video, Weather Channel e o navegador Vivaldi em seus veículos. 

O Android Auto, kit de ferramentas de código aberto do Google, permitirá que os desenvolvedores incluam integrações WebEx e Zoom com capacidade apenas de áudio. O Google Play, que está incluído no conjunto de aplicativos integrados do Google em alguns veículos, incluirá o Prime Video em carros selecionados da Renault, Polestar e Volvo. O Weather Channel também estará disponível no Google Play.

Recursos têm limites de interações para os motoristas

“Estamos oferecendo opções para desenvolvedores e montadoras”, disse Haris Ramic, diretor de gerenciamento de produtos da Android Auto. “Nosso objetivo é realmente ajudar fabricantes a desenvolver o produto certo para seus clientes”.

As novas integrações também ocorrem no momento em que as montadoras desenvolvem sistemas de infoentretenimento cada vez mais sofisticados, com muitas delas usando o kit de desenvolvimento de software Android Automotive. 


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Esse esforço é parte de uma batalha maior da Google para recuperar o controle da experiência de entretenimento a bordo de ferramentas de espelhamento de smartphones, como Android Auto e Apple CarPlay. As duas dominam os cockpits por quase uma década. 

Mais de 98% dos carros novos nos EUA suportam CarPlay, embora a Tesla e a Rivian Automotive utilizem as suas próprias interfaces e a General Motors não ofereça suporte à plataforma da Apple nos seus novos veículos elétricos.


VEJA MAIS:
– Google vai disponibilizar Zoom e Teams em carros com Android nativo
– Continental faz parceria com Google para aplicar IA em carros


Segundo o Google, os novos recursos têm limites para evitar que os motoristas se distraiam. Nos aplicativos integrados do Google, há um número limitado de vezes que um condutor pode rolar o sistema no display do multimídia antes que essa função seja desativada. O Android Auto tem sistema que impede a reprodução de vídeos enquanto o carro está em movimento.

Dado que o kit de desenvolvimento é personalizável, no entanto, os parceiros automotivos podem fazer ajustes de software para permitir recursos como exibições de vídeo para os caronas enquanto o carro está em movimento.

Fonte: Automotive Business

You May Also Like