Gestão do óleo lubrificante usado na Stock Car é exemplo de sustentabilidade

O resíduo será coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance
Gestão do óleo lubrificante usado na Stock Car é exemplo de sustentabilidade

A etapa de São Paulo do maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series, que ocorre entre os dias 19 e 21 de abril no Autódromo de Interlagos, terá a coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes.

Novamente, a Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as etapas da categoria. O resíduo gerado na temporada 2024 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance – chamado Grupo II. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível ou para quaisquer outros fins.

Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

“Para nós, esse projeto é extremamente satisfatório. Sabemos o quanto a coleta segura e a destinação correta do óleo são fatores fundamentais na preservação do meio ambiente e levar essa mensagem para os amantes de automobilismo é de suma importância. Cada litro de óleo usado coletado é importante não apenas para a categoria, mas principalmente para a sustentabilidade. As primeiras etapas da Stock Car, em Goiânia e Velocitta, foram um sucesso e agora vamos replicar a infraestrutura de coleta no mais icônico cenário do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

“Para nós, esse é sempre um projeto desafiador – por conta de uma logística muito complexa – mas extremamente satisfatório. Afinal, a coleta segura e a destinação correta do óleo são fatores fundamentais na preservação do meio ambiente. Cada litro de óleo usado a ser coletado é importante não apenas para a categoria, mas principalmente para a sustentabilidade. As primeiras etapas, em Goiânia e Velocitta, foram um sucesso e agora vamos replicar a infraestrutura de coleta no mais icônico cenário do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos.

O caminho do OLUC na Stock Car

Neste ano, para a coleta do óleo gerado pelos carros, serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes, tanto nos treinos quanto nas provas. Após o fim de semana do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do Brasil para rerrefino de óleo lubrificante usado.

Desta forma, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado  

Uma vez coletado, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. A tecnologia empregada pela Lwart permite a transformação e o reaproveitamento de 100% do óleo lubrificante usado que entra no processo industrial. A maior parte deste resíduo é transformado em óleo básico de alta performance e reinserido na cadeia produtiva, cujo processo pode ser feito infinitas vezes, mantendo as características e qualidade de um produto de primeiro refino.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.

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