Ford testa robô de recarga de carros elétricos para motoristas idosos e PCDs

O protótipo, comandado pelo smartphone, é testado por pesquisadores da montadora na Europa
Ford testa robô de recarga de carros elétricos para motoristas idosos e PCDs
No futuro, o sistema robótico poderá ser usado também para o carregamento rápido de frotas de empresas

Abastecer o carro ou conectá-lo a uma estação de recarga elétrica é um desafio para motoristas com mobilidade reduzida, como idosos e PCDs (Pessoas com Deficiência). Diante disso, a Ford desenvolveu na Europa o protótipo de um robô operado pelo smartphone que realiza a recarga, permitindo que o condutor fique dentro do carro ou aproveite o tempo para fazer outras coisas.

A montadora começou a testar a novidade como parte de um projeto de pesquisa de soluções de carregando “hands free” (mãos livres) para veículos elétricos e autônomos.

Como funciona o robô da Ford

Ao ser ativado, o robô abre uma tampa e estende o braço com o conector elétrico em direção à tomada do carro com a ajuda de uma pequena câmera. Os motoristas podem monitorar o estado da carga por meio do aplicativo “FordPass”. Completada a recarga, o braço volta ao seu lugar.

“A estação de carregamento robótica pode ser só uma conveniência para algumas pessoas, mas para quem tem mobilidade reduzida é absolutamente essencial. Oferecer esse tipo de solução faz parte do compromisso da Ford de garantir liberdade de movimento para todos”, afirma o engenheiro Birger Fricke, do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford.


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No futuro, o sistema desenvolvido pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em vagas para deficientes em estacionamentos ou residências. Outra aplicação seria o carregamento rápido de frotas de empresas. 

Mais à frente, o processo poderá ser totalmente automatizado, com mínimo ou nenhum esforço. Segundo a montadora, o carro simplesmente iria e voltaria da estação de recarga de forma autônoma, guiado pela infraestrutura, ao comando do motorista.

Caminho da eletrificação

A Ford acrescenta que o projeto faz parte de seus avanços em eletrificação. A marca já conta com uma rede com mais de 300 mil carregadores na Europa, a Blue Oval Charging Network. 

A marca também diz que oferece soluções para o motorista localizar estações e pagar pela recarga usando o sistema de conectividade do veículo, além de serviços para clientes comerciais, como manutenção e software de gestão.

Fonte: Automotive Business

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