Ford é a 10ª marca em abril, com 2% do mercado

Ford é a 10ª marca em abril, com 2% do mercado

Com 3,5 mil unidades vendidas, número seria ainda menor se não fossem as sobras de estoque de Ka e EcoSport

Com os estoques dos seus carros produzidos no Brasil chegando ao fim, a Ford vai vendo sua participação no mercado brasileiro encolhendo mês a mês. Em abril, a marca totalizou uma venda de apenas 3.553 unidades de automóveis e veículos leves, o que lhe garantiu o 10º lugar entre as marcas mais vendidas, com um market share de 2,17%.

É a menor participação da Ford no Brasil desde que anunciou o fechamento de suas fábricas no Brasil, em janeiro (leia aqui). Se compararmos com os números de abril do ano passado, a empresa era a 5ª colocada entre os fabricantes e tinha 8,64% das vendas do mercado interno.

O número atual, no entanto, nem é tão ruim, pois os emplacamentos do mês contaram com uma boa parcela de unidades de Ka e EcoSport, que ainda estavam disponíveis para venda nos estoques de algumas lojas. Dos 3.553 veículos comercializados pela Ford em abril, 1.347 eram de uma dessas duas linhas (930 Ka, 178 Ka Sedan e 239 EcoSport).

Se não fossem contabilizados esses modelos, já que todos saíram de linha, a Ford somaria apenas 2.206 veículos, o que a deixaria abaixo da Caoa Chery (2.560 unidades ou 1,56% do mercado) e acima da Peugeot (1.752 carros ou 1,07% do share). Assim, o restante seria basicamente da Ranger, picape que é importada da Argentina, que emplacou 2.007 unidades, além de algumas unidades do SUV Territory, Edge e Mustang.

RANKING DE ABRIL
Confira abaixo as 15 marcas mais vendidas em abril, somando automóveis e comerciais leves, tanto em unidades emplacadas quanto em participação de mercado:

1º) Fiat: 36.405 (22,21%)

2º) VW: 27.647 (16,87%)

3º) Chevrolet: 20.890 (12,75%)

4º) Hyundai: 14.731 (8,99%)

5º) Toyota: 13.420 (8,19%)

6º) Jeep: 12.147 (7,41%)

7º) Renault: 10.972 (6,69%)

8º) Honda: 5.828 (3,56%)

9º) Nissan: 5.503 (3,36%)

10º) Ford: 3.553 (2,17%)

11º) Caoa Chery: 2.560 (1,56%)

12º) Peugeot: 1.752 (1,07%)

13º) Mitsubishi: 1.710 (1,04%)

14º) Citroën: 1.626 (0,99%)

15º) BMW: 1.111 (0,68%)

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO