Fluxo de consumidores mantém alta em julho no comparativo mensal, aponta IPV

Fluxo de consumidores mantém alta em julho no comparativo mensal, aponta IPV

Levantamento é organizado pela HiPartners Capital & Work, venture capital focado em retail techs, e traz dados de fluxo de visitantes, vendas e reputação em shopping centers e lojas físicas

O fluxo de consumidores no varejo brasileiro mantém a tendência de alta no comparativo mensal em julho de 2021. É o que mostra o levantamento realizado pelo IPV – Índices de Performance do Varejo, organizado pela venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Os dados são provenientes das empresas FX Data Intelligence, plataforma de monitoramento da jornada do consumidor e da performance da operação em ambientes físicos; F360º, plataforma de gestão financeira para pequenos e médios varejistas; e Harmo, plataforma de feedback intelligence que integra gestão de reputação on-line de estabelecimentos físicos.

O estudo é chancelado pela 4Intelligence, empresa que desenvolve plataformas de inteligência para o mercado B2B e que também é responsável pela metodologia das análises, garantindo mais equilíbrio ao estudo e agregando outros índices para ratificar a sinergia com distintos benchmarks do mercado, como a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio).

Na comparação com junho de 2021, o fluxo de consumidores aumentou 18,6% nos shopping centers e 11,5% nas lojas físicas. Entre os estabelecimentos localizados exclusivamente nos centros de compras, o crescimento foi de 11,3%, enquanto as lojas de rua subiram 5,5%.

Em relação a julho de 2020, já em meio à pandemia de covid-19, o movimento de pessoas em shopping centers cresceu 128,8% e o das lojas físicas, 20,3%. Varejistas cujas lojas estavam dentro dos centros de compra se beneficiaram, visto que o fluxo deste tipo de estabelecimento avançou  73,8%. Em contrapartida, o fluxo nas lojas de rua caiu, recuando -16,8%.

“Essa diferença entre as lojas de rua e as de shopping center evidencia os diferentes momentos de resposta ao novo coronavírus. Ao passo que os estabelecimentos localizados nas ruas conseguiram retomar o atendimento de forma mais rápida, os centros de compra reagiram de forma mais lenta e, agora, demonstram um ritmo inverso e bastante otimista”, explica Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work.

Outros dois fatores contribuem para a retomada do aumento de fluxo de consumidores. O primeiro deles é a própria mobilidade, com os brasileiros voltando a frequentar os estabelecimentos comerciais e o avanço da campanha de vacinação, que eleva a confiança em relação aos centros comerciais – o RRi (Reputation Rating Index) mostra aumento de 9,12 para 9,16 entre julho de 2020 e julho de 2021.

“A partir do índice de fluxo de visitas, apenas três segmentos apresentaram números negativos, Drogarias, Home Centers e Beleza. Os demais segmentos mostraram resultados positivos. Lojas de Departamento e Moda apresentaram números positivos pelo quarto mês consecutivo, considerando a evolução mensal de 2021. Apesar de uma melhora no quadro geral de fluxo de visitas em lojas, ainda notamos uma instabilidade entre os diversos segmentos de varejo”, explica Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, acredita que o varejo deve seguir um caminho de alta nos próximos meses, retornando aos poucos ao nível pré-pandemia. “Tanto os indicadores de fluxo de visitantes quanto os de vendas estão em um cenário de alta em 2021, mesmo com a pandemia impactando o setor. Isso mostra uma maturidade dos varejistas diante deste cenário adverso e, principalmente, uma perspectiva de retomada econômica diante da queda do número de casos.”

Confira outros destaques do levantamento de julho dos Índices de Performance do Varejo:

• A quantidade de vendas registrou -10% nas lojas de rua e -4% nos estabelecimentos de shopping centers na comparação com junho de 2021.

• O faturamento das vendas realizadas pelas lojas de shopping centers subiu 71,42% no comparativo anual.

• As lojas físicas do Sudeste tiveram crescimento mensal de 14,3% no fluxo de visitantes, o maior índice regional deste comparativo.

• Na análise anual do fluxo de consumidores, as lojas do Sul cresceram 82,7% e as do Norte caíram 21,2%.

• A movimentação de pessoas nos shopping centers do Nordeste subiu 56,7% em relação a junho de 2021.

• O segmento de “Moda” teve a maior alta no comparativo mensal com 18,3%. Na comparação anual, “Ótica” quase dobrou o movimento: 94,6%.

O estudo completo está acessível no link www.hipartners.com.br/ipv.

Sobre a HiPartners Capital & Work
Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é reconhecida como uma venture capital focada em retail techs buscando alavancar empreendedores e gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br.

Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, com outros dados, como vendas, clima etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o lojista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br.

Sobre a F360°
Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360° é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por – e para – o varejista, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners, grupo de empresários investidores focado em empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento dentro do conceito de new retail. Para saber mais, acesse https://www.f360.com.br/.

Sobre a SBVC
Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br.

Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que as respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas.

Sobre a Harmo
A Harmo é a primeira e única plataforma do mercado a integrar Gestão de Reputação Online com Pesquisas NPS, CES e CSAT, oferecendo uma visão 360 da experiência do cliente durante toda a jornada de compra. Além disso, você conta com um time de Sucesso do Cliente excepcional para te ajudar a ter mais resultado na Gestão da Experiência do Consumidor.

Informações à imprensa
NB Press Comunicação
Tel.: 55 11 3254 6464| 55 11 99937-3715

E-mail: hipartners@nbpress.com

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO