Por Vitor Matsubara
A Stock Car correrá com SUVs a partir da temporada 2025. Dois modelos já estão confirmados nesta nova fase da principal competição do automobilismo brasileiro: a Chevrolet escolheu o Tracker e a Toyota competirá com o Corolla Cross.
Segundo a Vicar, organizadora da Stock Car, duas outras marcas já garantiram presença, mas os nomes das empresas não foram revelados. Cada uma terá oito carros no grid.
VEJA MAIS:
– Bárbara Rodrigues: Conversamos com a única chefe de equipe mulher da Stock Car
– Mangels investe em novas tecnologias para ganhar as pistas e passa a ser a fornecedora oficial da Stock Car
A mudança foi justificada pela vontade de acompanhar as tendências da indústria automotiva, que vem comprando cada vez mais SUVs em detrimento dos sedãs.
A decisão foi recebida com surpresa, mas a Stock Car diz que se certificou de que a troca de sedãs por SUVs será bem recebida pelo público.
Um instituto de pesquisa entrevistou fãs assíduos e eventuais da categoria, e a conclusão foi que o utilitário esportivo teria um nível de aceitação semelhante ao do sedã. A maioria dos entrevistados aprovou a mudança.
A Stock Car sempre correu com sedãs desde sua fundação em 1979. O modelo mais famoso foi o Opala, que disputou as corridas até a década de 90. Outros modelos da Chevrolet, como Omega, Vectra e Sonic, também participaram das disputas.
Atualmente, o Cruze – cuja produção na Argentina está com os dias contados – representa a Chevrolet na categoria. A Toyota também marca presença no grid com o Corolla.