GWM usa inteligência artificial para agilizar serviços de pós-venda

Sistema adotado na rede promete reduzir tempo de atendimento em até 75%
GWM usa inteligência artificial para agilizar serviços de pós-venda
Marca espera proporcionar uma experiência agradável e rápida no pós-venda

Por Vitor Matsubara

GWM adotou um sistema de atendimento com inteligência artificial nos serviços de pós-venda.

Segundo a fabricante, o uso da tecnologia pode reduzir o tempo de atendimento em até 75%. Outro benefício importante é a digitalização de todos os processos, que também elimina o uso de papel.

Além disso, o cliente poderá, em breve, agendar o serviço por WhatsApp a qualquer hora do dia.


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O horário é selecionado com o auxílio da inteligência artificial, que consulta o sistema das concessionárias para analisar o tempo necessário para a realização do serviço em questão e verificar a agenda de cada dia para encontrar um horário disponível.

Segundo a GWM, além da praticidade de realizar o agendamento de forma rápída e sem sair de casa, esse sistema minimiza as chances de atrasos na entrega do carro, já que a agenda diária da oficina é organizada de acordo com o tempo de duração de cada serviço.

“É uma relação de ganha-ganha. Da parte do cliente, ele passa a ter mais liberdade e agilidade, com a chance de vivenciar uma nova experiência de pós-venda que, até então, era burocrática e, às vezes, cheia de surpresas e atrasos”, afirmou Daniel Conte, diretor de pós-venda da GWM.

Consultor, não! Embaixador

Automotive Business acompanhou o processo de treinamento dos funcionários da área de pós-venda da rede de concessionárias da GWM.

Cada colaborador é chamado pela própria marca como “embaixador de serviço GWM”, e são instruídos para realizar funções como agendamento, recepção de serviços, orçamentos, dúvidas técnicas e entrega do veículo de serviços. Na primeira fase, 48 participantes de 33 concessionárias estão participando da formação. 

O treinamento foi desenvolvido em parceria com a NBS Tecnologia em Sistemas, responsável pelo sistema adotado pela GWM que permitirá a gestão da demanda dos serviços, gestão do estoque de peças, emissão de orçamentos e faturamento das áreas.

“Agora a montadora está presente ativamente para auxiliar as concessionárias pois, com o novo sistema, ela terá visão em tempo real do que acontece nas revendas e poderá atender às necessidades de forma muito mais rápida”, declarou Douglas Sasso, gerente comercial da NBS.

Pós-vendas pode determinar futuro da GWM

Apesar do ótimo começo, com direito à liderança nas vendas de carros híbridos no país, a GWM sabe que precisa estabelecer uma boa imagem de marca para prosperar no mercado brasileiro.

Afinal de contas, a empresa pretende lançar mais três marcas (Poer, Tank e Wey) e realizar nada menos do que 10 lançamentos nos próximos três anos.

Daniel destaca que a oferta de bons serviços de pós-venda em sua rede de concessionárias é um dos pilares dessa estratégia. O executivo, que antes de ir para a GWM trabalhava na Toyota, justamente uma referência em pós-vendas no país, sabe da importância de oferecer um serviço de qualidade.

“Costumo dizer que o serviço de vendas vende o carro de hoje, mas o serviço de pós-venda vende o carro de amanhã”, analisa.

Abaixo ao preconceito

É por isso que a marca investiu pesado nessa área ao procurar a NBS. Além de otimizar os processos na oficina, a plataforma permite a integração entre as diferentes áreas da concessionária.

Assim, o cliente que demonstrar interesse em um veículo do showroom poderá receber, em poucos minutos, uma avaliação de seu seminovo na troca por um carro 0km da GWM. Isso pode ser feito enquanto o cliente deixa seu carro para uma revisão, por exemplo.

Todos esses cuidados estão sendo tomados não só pelo fato de a GWM ainda ser uma novata no mercado brasileiro.

“No fim das contas, nós ainda somos chineses”, conclui Daniel.

Fonte: Automotive Business

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