CEO mundial da marca, Olivier François disse em evento de sustentabilidade que os modelos elétricos da marca deverão custar o mesmo que os convencionais
O novo Fiat 500 será o primeiro carro elétrico da Fiat a ser lançado no Brasil
O CEO mundial da Fiat, Olivier François, deixou claro: a partir de 2030 a marca italiana vai deixar de produzir carros com motor a combustão e vai se dedicar a produzir apenas veículos 100% elétricos. E foi além ao se comprometer que seus modelos movidos a eletricidade deverão custar o mesmo que os convencionais.
“É nosso dever colocar no mercado carros elétricos que não custem mais do que veículos com motor de combustão interna, assim que pudermos, alinhados com a redução dos custos de suas baterias. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos: este é o nosso maior projeto”, afirmou o executivo em uma entrevista durante um evento sobre sustentabilidade na sexta-feira, dia 4.
François explicou que a eletrificação dos modelos Fiat começará a ganhar força dentro de quatro anos e vai atingir toda sua gama no mundo. “Entre 2025 e 2030, nossa linha de produtos gradualmente se tornará exclusivamente elétrica. Esta será uma mudança radical para a Fiat”, disse o CEO.
A declaração parece que pegou de surpresa a filial brasileira, que não comentou a declaração do CEO mundial. “Não recebemos nenhuma diretriz específica sobre o tema até o momento”, foi a resposta oficial da Fiat do Brasil quando consultada sobre a declaração de Olivier François.
Embora a empresa no Brasil não se pronuncie sobre o comentário do CEO, é dado como certo dentro da operação local que essa meta não se aplicaria ao mercado brasileiro ou mesmo à América Latina, um mercado que representa hoje grande parte da sua receita. A eletrificação na região está em um estágio bem menos avançado e não tem os incentivos que são tão comuns na Europa. Estima-se que as vendas de veículos eletrificados representem menos de 2% das vendas no Brasil, enquanto na Europa esse número chega a 34% (6,5% são elétricos e o restante, híbridos).
DESAFIO NA EUROPA E FIAT NO BRASIL
O desafio da Fiat para atingir essas metas mesmo na Europa será grande, já que hoje os automóveis elétricos atualmente custam até o dobro de um equivalente a combustão. Além disso, a montadora é uma das mais atrasadas no processo de eletrificação da sua gama, quando comparada a outras marcas da Europa. Na sua gama europeia, a Fiat só oferece duas opções de veículos eletrificados, o 500 elétrico e o Panda híbrido.
O novo Fiat 500 elétrico é o primeiro modelo da marca zero emissão a chegar ao Brasil, a partir do fim do ano. O carro foi lançado na Europa em outubro passado, custando 27,5 mil euros (R$ 151 mil) para a versão com bateria 42 kWh, que rende uma autonomia de 320 km no ciclo europeu (WLTP). O modelo tem um motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, números que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
O Fiat 500 será o segundo veículo elétrico lançado no Brasil pelo Grupo Stellatins, que reúne ainda Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. O primeiro modelo foi o Peugeot 208 e-GT, apresentado em setembro do ano passado.
Confira abaixo o vídeo da entrevista de Olivier François durante o debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente em Milão, na Itália.
Fonte: Automotive Business