FCA e Tim se unem para oferecer carros e serviços conectados

FCA e Tim se unem para oferecer carros e serviços conectados

Empresas anunciam parceria e prometem lançamento da tecnologia para o 1º trimestre de 2021 (GIOVANNA RIATO, AB)

A FCA e a Tim anunciaram na quarta-feira, 28, parceria para oferecer carros, serviços e uma experiência conectada aos clientes. As empresas já trabalham no desenvolvimento destas soluções há cerca de dois anos, mas por enquanto a informação pública se restringe à parceria, sem muitos detalhes sobre os frutos da cooperação para o consumidor.

“A partir do primeiro trimestre de 2021 os nossos produtos conectados começam a chegar ao mercado. O objetivo é levar estas soluções para todo o nosso portfólio”, conta André Souza, Chief Information Officer (CIO) da FCA para a América Latina.

O executivo assegurou que a solução não será simplesmente um “hotspot wifi no carro”, mas algo que realmente agregue valor à experiência com o veículo. A promessa é de que a novidade já chegue ao mercado com mais de 30 recursos e possibilidade para os usuários de modelos Fiat, Jeep e RAM.

“Estamos empenhados em mapear as marcas que estão inseridas na jornada de mobilidade das pessoas e, assim, desenvolver soluções colaborativas, parcerias com outras marcas, como as que já temos com a Visa e com o McDonald´s”, conta Mateus Silveira, head de inovação de produto e conectividade da FCA para a América Latina. Ele complementa:
“O objetivo não é apenas promover conexão, mas trazer inteligência e criar soluções de grande valor percebido. Temos o smartwatch, o smartphone agora o smartcar”, conta.

Outra pista sobre as novidades que estão por vir que todo o sistema terá interface baseada em controle de voz. “Imagine poder pedir, por voz no celular, para o seu carro ligar o ar-condicionado para estar fresquinho quando você entrar nele”, exemplificou Souza.

Outras possibilidades são serviço de concierge, o recurso de estabelecer um perímetro em que o carro pode circular e receber notificação caso o veículo ultrapasse este limite, além de alertas de manutenção preditiva baseados em dados.

O executivo aponta que, com a cooperação entre as duas companhias, soluções, serviços e outras parcerias que a Tim oferece nos smartphones poderão ser incorporadas também nos carros. “As cooperações poderão surgir de ambos os lados: do nosso ou da FCA”, resume Paulo Humberto Gouvea, diretor corporate solutions da empresa de telecomunicações para o Brasil.

DE ONDE VIRÁ A CONEXÃO?
Toda a inteligência e comodidade prometidas pela FCA virão de fábrica nos carros da marca. Os modelos serão equipados com um eSIM, módulo ativado eletronicamente e já integrado à plataforma. Por isso, não será possível atualizar carros usados já em ccirculação para que eles passem a ser conectados.

A novidade, claro, terá um custo, mas ainda não se sabe em que medida ele vai impactar o bolso dos consumidores e nem de qual forma – se funcionará por assinatura, com um custo adicional na compra do carro ou pelo uso dos diferentes serviços conectados. “É cedo para falar. Vamos deixar para o lançamento do produto”, diz Souza, se referindo à chegada do primeiro carro conectado, no começo de 2021.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO