Fase de transição segue até dia 23; comércio abre das 6h às 21h


Fase de transição segue até dia 23; comércio abre das 6h às 21h

Com indicadores da pandemia em queda, Estado mantém liberação gradual e segura de atividades; medida entra em vigor neste sábado (8)

O Governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (7) uma nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais duas semanas, até o próximo dia 23. O estado continua registrando redução gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19. Isso permitiu a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, das 6h às 21h, e com limitação de 30% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“É uma medida positiva e que vem no esteio de resultados que, gradualmente, estamos conquistando com a ajuda das pessoas que estão observando as orientações do Plano São Paulo, do Governo do Estado, e, principalmente, do Centro de Contingência, dos médicos e profissionais da ciência que nos assessoram”, afirmou o Governador.

“Temos que agir com responsabilidade e cautela, realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da pandemia em São Paulo”, acrescentou Doria.

O horário estendido das 6h às 21h vale a partir deste sábado (8) para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados prossegue limitada, mas com ligeiro acréscimo de 25% para 30%.

O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, agora das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

“É muito importante mostrar que o esforço de todos tem valido a pena. Nós conseguimos ter uma redução de internações, casos e óbitos. Mantivemos essa desaceleração, o que nos dá o conforto por um lado, mas também a responsabilidade pelo patamar ainda elevado e manter essa gestão segura da pandemia”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Nesta sexta, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 78,3% no estado e em 76,3% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.060 em todo o estado, com outros 11.260 pacientes em vagas de enfermaria.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_plano_sp__1__0ece10c5fe38

Fonte: Portal do Governo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/fase-de-transicao-e-estendida-por-2-semanas-e-horario-das-6h-as-21h-para-comercios/)

SP relaxa regras da fase de transição e libera funcionamento de comércio e serviços até 21h a partir de sábado

Mudança aumenta em uma hora o funcionamento de diversos setores da economia, que desde o início de maio operavam das 6h às 20h. Governo também permitiu que estabelecimentos operem com 30% da capacidade máxima

Bares e restaurantes com mesas na calçada na região central de São Paulo durante a pandemia de Covid-19 — Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (7) a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes e do comércio em todo o estado. (Veja mais abaixo como era e como fica)

Apesar de relaxar ainda mais as regras, a gestão de João Doria (PSDB) manteve todo estado por mais duas semanas no que nomeou de “fase de transição” da quarentena contra a disseminação do coronavírus.

A partir deste sábado (8), lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias e outros estabelecimentos comerciais poderão operar das 6h às 21h.

A gestão estadual aumentou de 25% para 30% a capacidade máxima dos estabelecimentos. Porém, não há lei, multa ou fiscalização para verificar o percentual do público na prática.

Nesta sexta-feira (7), o estado chegou a 99.989 mortes por Covid registradas desde o início da pandemia. Também já foram contabilizados 2.984.182 casos confirmados da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 78,3% no estado e 76,3% na Grande São Paulo.

Como era:

Abertura das 6h às 20h, por 14h diárias, dos estabelecimentos comerciais;

Recomendação de ocupação máxima de 25% para estabelecimentos comerciais e de serviços;

Toque de recolher das 20h às 5h;

Parques estaduais e municipais podem operar das 6h às 18h.

Como fica:

Abertura das 6h às 21h, por 15h diárias, dos estabelecimentos comerciais;

Recomendação de ocupação máxima de 30% para estabelecimentos comerciais e de serviços;

Toque de recolher passa a vigorar das 21h às 5h. A nova regra vale até o dia 23 de maio;

Parques estaduais e municipais continuam com horário menor: das 6h às 18h.

O estado de São Paulo está, desde meados de abril, na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo. Apesar de criado para representar uma etapa intermediária entre a fase vermelha e a laranja, o período transitório permite a abertura dos mesmos setores liberados nessas duas fases, e com horários ainda mais extensos.

Movimentação de consumidores na Rua 25 de Março em São Paulo (SP), neste sábado (24). — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Sem a criação da fase de transição, boa parte do estado estaria atualmente na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. De acordo com os indicadores do próprio governo estadual, 14 das 17 regiões do estado deveriam estar na fase vermelha porque têm taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 75%.

Na última quarta, o governador João Doria chegou a dizer que estava “otimista” com o cenário e que o comitê de saúde avaliava o avanço para fases mais permissivas.

ENTENDA: as fases do plano São Paulo

MORTES EM SP: estado ultrapassa 90 mil óbitos por Covid-19

RANKING: se fosse um país, SP seria o 11º com mais mortes

Média de mortes

Abril foi o mês mais letal no estado de São Paulo de toda a pandemia, com mais de 21,5 mil novas mortes por Covid, número 161% maior do que o pior mês de 2020. Em maio, a média diária de novas mortes está em estabilidade, mas ainda em patamar muito elevado.

A média móvel de novas mortes por Covid é de 543 nesta sexta-feira (7), valor 15% menor do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de estabilidade da epidemia.

A média atual de 543 mortes diárias ainda é o dobro da registrada no início de março, logo antes de o estado entrar no pico de alta de todos os indicadores da doença.

Internações param de cair

No estado de São Paulo, o número diário de novas internações pela doença, que estava em queda, parou de cair há pouco mais de uma semana. A média móvel de internações chegou ao seu maior nível em 26 de março, com 3.399 hospitalizações ao dia.

Desde então, o índice passou a cair seguidamente mas, desde o final de abril, o indicador está estável. Na terça (4), a média foi de 2.222 internações diárias. O número é apenas 5% menor do que o verificado 14 dias atrás, o que indica tendência de estabilidade.

Fase de transição continua por mais 2 semanas em SP (Clique na imagem e assista ao vídeo)

Na última semana, a queda ficou ainda mais discreta: o índice desta terça foi praticamente idêntico ao verificado 7 dias atrás, em 27 de abril, quando a média era de 2.223 internações ao dia.

Após um mês de queda, a média diária de novas internações por Covid-19 chegou a subir por alguns dias no final de abril.

Segundo especialistas, ainda é cedo para avaliar se a curva voltará a subir de forma constante ou entrará em estabilidade, mas eles alertam que a desaceleração da queda é um ponto de atenção.

“Os dados dos últimos dois dias começam a indicar essa estabilização. Talvez sugira uma tendência até de piora. Então, na melhor das hipóteses, a gente deixou de melhorar. A gente estabilizou, mas estabilizou num patamar muito alto”, afirmou o epidemiologista Marcio Bittencourt em entrevista ao G1 nesta quinta.

A chegada do inverno também preocupa porque a pressão nos hospitais costuma aumentar por conta de outras doenças respiratórias, AVCs e infartos.

“Se a gente entrar neste período [inverno] com a taxa atual, mesmo que estável, mesmo que sem nenhuma piora, já é uma situação bastante preocupante”, completou Bittencourt.

Fonte: G1 (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/05/07/sp-relaxa-regras-da-fase-de-transicao-e-libera-funcionamento-de-comercio-e-servicos-ate-21h-a-partir-de-sabado.ghtml)

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO