FAC-SP forma primeira turma de profissionais para o varejo

Quarenta alunos dos cursos de Gestão Comercial, Logística e RH, que iniciaram a graduação no início da pandemia, receberam o diploma de conclusão na sede da ACSP na última sexta-feira, 25 de março (Por Karina Lignelli | Repórter lignelli@dcomercio.com.br)
FAC-SP forma primeira turma de profissionais para o varejo

Primeira etapa cumprida: na última sexta-feira, 25/03, a Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP) formou a primeira turma de alunos dos cursos de graduação em Gestão Comercial, em Logística e em Recursos Humanos. 

Os 40 alunos, que iniciaram os cursos quando a instituição foi inaugurada, em março de 2020 – ou seja, no começo da pandemia -, receberam o diploma de conclusão em cerimônia realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sede e mantenedora da FAC-SP, junto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Única instituição de ensino a focar seus cursos no varejo, a FAC nasceu para reforçar uma necessidade que já existia no setor, e se tornou ainda mais relevante com a pandemia: a qualificação, para que esses profissionais desenvolvam carreiras como gestores e empreendedores em um ambiente digitalizado e cada vez mais competitivo.  

Presidente da ACSP e da Facesp, Alfredo Cotait Neto considerou a formatura um momento especial – principalmente devido aos desafios trazidos pela pandemia, como a necessidade de realizar aulas a distância logo no início do curso.

“Que por meio dessa primeira conquista, esses formandos tenham uma atividade profissional e sejam valorizados. Para nós, é uma satisfação muito grande ter contribuído para que isso acontecesse”, afirmou.  

Janaina, formanda de gestão em RH: uma porta para muitas oportunidades

Uma das formandas dessa primeira turma da FAC-SP é a analista financeira Janaina Marques. Ela se orgulha de ter concluído sua primeira graduação, aos 43 anos, em Gestão em Recursos Humanos. E em meio ao cenário conturbado da pandemia. 

“Sabia que para meu crescimento profissional eu precisava desta graduação. E tive pessoas à minha volta – em especial meu namorado Jorge, também formando, que me incentivou e me apoiou”, conta. “Foi uma porta que se abriu para muitas oportunidades, e que venha a pós e o que mais for preciso para subir cada vez mais degraus.” 

Atuando como profissional da cadeia de produção de medicamentos e produtos hospitalares, Wellington Rocha de Jesus, formando do curso de Gestão em Logística, destaca os conhecimentos adquiridos devido ao alto nível dos professores e do conteúdo das aulas que, segundo ele, já têm feito grande diferença no dia a dia da área em que trabalha. 

“Me sinto vitorioso, já que minha jornada foi um pouco tensa devido à crise, entre aulas presenciais e remotas”, afirmou. “Mas consegui, e considero esse momento especial pois cheguei onde queria estar, já que sou jovem mas estou me formando como um profissional sólido.”  

Ao reforçar que essa é primeira turma que se forma com as competências necessárias para o atual momento, o do consumo digital, o diretor geral da FAC, Wilson Vitório Rodrigues, destacou que a formação pela instituição permite aos alunos não só se qualificarem, mas a pensarem estrategicamente o dia a dia do varejo. 

“Como diria um dos grandes empresários do varejo, Flávio Rocha (dono da Riachuelo), para ascender em carreiras de gerência, supervisão ou direção, pensamento estratégico é essencial. E é isso que a faculdade oferece”, disse. 

Diretoria da FAC-SP: Dr. Macedo Rodrigues e Andrea Matarazzo, agora coordenador dos cursos de pós-graduação

Para o diretor acadêmico Roberto Macedo, doutor em economia e responsável por montar o corpo docente da FAC, além da visão estratégica para ajudar a entender que é o consumidor que define o mercado, a ideia é mostrar que a educação adiciona valor à vida das pessoas. 

“Aprender é um processo que não tem fim, por isso é preciso fazer da educação um projeto de vida, acompanhando as evoluções para não ficar para trás”, afirmou. “Como professor, já participei de várias formaturas, mas essa me trouxe emoção grande, pois contribuímos para o desenvolvimento dessa faculdade desde a sua instalação.” 

SOBRE A FAC-SP 

Desenvolvida para qualificar e inserir o varejo no universo digital, a Faculdade do Comércio de São Paulo oferece cursos para formar profissionais com uma visão mais exata da realidade das empresas e do mercado. 

Para auxiliar os alunos a se empregarem ou se recolocarem no mercado de trabalho, a FAC conta com o Portal da Empregabilidade, que serve como uma espécie de headhunter desses alunos junto a uma rede formada por 250 mil empresas e empreendedores, todos integrantes dos quadros associativos da ACSP e Facesp.    

A FAC também tem um programa de bolsa de estudos, em parceria com a ONG Paideia, para que alunos de baixa renda sem condições de cursar ensino superior por questões financeiras possam conquistar essa formação.

Com cursos aprovados com nota máxima pelo Ministério da Educação, desde junho de 2021 a instituição está homologada pela pasta para oferecer cursos na modalidade EAD (educação a distância), possibilitando à rede de associações comerciais ligadas à Facesp a se transformarem em polos de ensino. Hoje, há 66 polos em diversas regiões do Estado de São Paulo. 

Além da sede, localizada dentro do prédio da ACSP, na Rua Boa Vista, 51 (Centro da capital paulista), na cidade de São Paulo a FAC conta ainda com os polos do Butantã e de Santo Amaro. 

Fonte: Diário do Comércio – FOTOS: ACSP, Divulgação e Arquivo Pessoal

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO