Evento do Sindirepa-SP reúne mulheres da reparação de veículos

Programação do Circuito "Transforme sua empresa" contou com palestras de várias profissionais e empresárias do setor que apresentaram as suas trajetórias e aprendizados na jornada do setor automotivo
Evento do Sindirepa-SP reúne mulheres da reparação de veículos

O segundo evento do 1º Circuito Sindirepa-SP “Transforme sua Empresa”, no dia 25 de outubro, na Escola SENAI “Conde José Vicente de Azevedo”, em São Paulo-SP, reuniu dezenas de mulheres que trabalham no setor de reparação de veículos em várias áreas das oficinas. 

O evento, totalmente dedicado ao público feminino, destacou a campanha “Outubro Rosa”. Todas as participantes receberam um lacinho cor de rosa para usarem. Também teve sorteio de vários brindes fornecidos pelas empresas patrocinadoras. 

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, deu boas-vindas a todas participantes e a influenciadora e mecânica Thais Roland fez a apresentação de todas as palestrantes da noite, começando por Vanessa Martins, diretora do Sindirepa-SP, empresária da reparação de veículos e psicanalista que falou sobre “Sem gerenciar emoção, não se faz Gestão”. Vanessa contou sobre a sua vida e as dificuldades que enfrentou, mas que venceu todos os medos. Aprendeu a lidar com todas as emoções, por isso, ela recomendou que ter autoconhecimento para poder olhar para dentro e se conectar. “É importante ouvir a intuição que mora dentro de nós. Empresas espiritualizadas, que têm propósito e investem no ser humano acabam tendo bons resultados”, revelou. 

Em seguida, foi a vez da palestra “Jornada da Transformação Digital” – SENAI / SEBRAE, com Grace Kelly, do Senai, e Karoline Marques, do Sebrae-SP. Ambas as instituições fornecem suporte e consultoria gratuita às empresas associadas ao Sindirepa-SP para implantação de projetos voltados à gestão. 

Grace Kelly é professora no SENAI de cursos voltados a veículos híbridos e elétricos, além de coordenar consultoria para melhorias de processos e aumento de produtividade nas oficinas, oferecido, gratuitamente, em parceria com o SEBRAE que custeia toda a operação. Mais de 200 oficinas já receberam a visita de consultores para a realização de diagnóstico para aplicação de métodos lean.

Com uma história inspiradora, Simone Azevedo, diretora comercial e sócia da Monbesani, trouxe o tema “Despertando o Empreendedorismo nas oficinas”. A empresária contou sobre a fundação da fábrica com os pais e a irmã. “Erámos 10 pessoas na época, hoje somos 500 e temos um espaço com 32 mil m², disse.

Simone adora empreender e sempre tem novas ideias e acredita que a persistência vence a resistência. Ela falou que as donas de oficinas são empreendedoras e que precisam ter habilidades para soluções rápidas, pois nunca sabem qual veículo chegará à oficina e necessitam aprender a lidar com finanças, marketing e gerenciamento de negócios. Em sua visão, existem várias formas de empreender, entre elas, startup, corporativo, social, digital, franchising, inovação e de necessidade, sendo que cada tipo possui características e desafios distintos. Para Simone, o empreendedorismo é uma força motriz para a inovação e crescimento econômico, permitindo que indivíduos criem o seu próprio caminho e realizem seus sonhos.

Continuando a programação de palestras, Viviane Martins, gerente comercial automotive coaching LATAM da Akzo Nobel, destacou atuação da mulher no setor automotivo e começou falando de sua carreira na indústria. Embora, os números ainda estejam muito aquém do ideal, as mulheres estão aumentando a participação no setor automotivo, inclusive em cargos de liderança. Na indústria, por exemplo, o público feminino ocupa 12% dos cargos nas áreas de vendas, pós-venda e marketing e em manufatura chega a 46% da força de trabalho.

Viviane também apresentou o projeto da Akzo Nobel “Mulheres na Cor” que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem como profissionais especialistas em cor, possibilitando novas oportunidades de trabalho em oficinas na área de funilaria e pintura.

A palestra de encerramento foi da médica Stella Possi Açafrão que discorreu sobre os cuidados da prevenção do câncer de mama, falando da importância de fazer os exames de rotina, também explicou quais são os fatores de riscos e os indicativos e significados dos níveis de Birads que aparecem nos relatórios da mamografia. 

A médica informou que o autoexame não é mais recomendado pela Organização Mundial de Saúde no Brasil e outros países devido ao maior acesso a exames de mamografia e também lembrou que quando a pessoa tem diagnóstico de câncer deve ser acolhida por familiares e amigos. “Um ato simples que ajuda muito para quem está passando por essa situação”, acrescentou.  

A próxima edição do 1º Circuito Sindirepa-SP “Oficina em Foco” será, no dia 29 de novembro, no SENAI Escola Conde José Vicente de Azevedo e terá como destaque a campanha “Novembro Azul”, e com palestra sobre VEÍCULOS ELÉTRICOS – Qual a Manutenção e como será a habilitação dos profissionais? que será ministrada por um especialista da Escola SENAI e também com Sorteio de Brindes e com um Coffee para receber os profissionais.

O Circuito Sindirepa-SP conta com o patrocínio das seguintes empresas:

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO