Três palestras compõem o simpósio deste ano, que acontecerá em evento online dia 17 de junho, das 9h às 12h
Com o tema “Powertrain no Brasil: rumo à liderança ou à zona de conforto”, o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, debate – em evento online – no dia 17 de junho, das 9h às 12h, a tendência de adoção de matrizes energéticas em autoveículos no País, decisão que vai determinar o próprio futuro da indústria automobilística nacional.
Três palestras compõem o simpósio deste ano, a começar por “Mobilidade sustentável: os potenciais do Brasil”, de Ricardo Abreu, consultor da Bright Consulting, que defende para o País o uso de plataforma diversificada de matrizes energéticas como solução para manter o polo produtivo brasileiro em destaque no cenário internacional. “Se enveredarmos somente para os veículos elétricos, perderemos a chance de ter protagonismo setorial, além de sucatear a indústria local e, com isso, reduzir drasticamente a empregabilidade de brasileiros. A outra questão é em relação à análise mais aprofundada sobre as emissões veiculares ´do poço à roda´, fato que, no Brasil, favorecem os biocombustíveis”, adianta Ricardo Abreu.
A segunda palestra será conduzida por Adalberto Maluf, presidente da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que dará um panorama geral sobre a eletrificação veicular no Brasil e no mundo. E a terceira palestra será de Erasmo Batistella, presidente ECB Group, sobre “Produção de biocombustíveis no Brasil”.
A apresentação de abertura do simpósio será feita por Besaliel Botelho, presidente da AEA, enquanto o debate, ao final das três palestras, será mediado por Alfred Szwarc, consultor e um dos especialistas brasileiros mais conceituados nos temas eficiência energética, emissões e combustíveis.
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral.
A entidade conta com um sólido histórico de mais de 30 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.
Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 70 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional.
Para mais informações, acesse o site www.aea.org.br.
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633 – textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – k.matsuo@textofinal.com
Juliana Sih – juliana@textofinal.com