Pneus furados ou com bolhas são problemas frequentes que os motoristas enfrentam, causados por diversos fatores, incluindo impactos em buracos e colisões com o meio-fio. De acordo com Cleber William, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), a bolha que se forma no pneu ocorre devido à passagem de ar entre as camadas internas, resultando em deformações.
Ao se deparar com uma bolha no pneu, o motorista deve buscar uma avaliação especializada imediata e um possível reparo, já que a bolha pode se transformar em um rasgo, comprometendo a segurança do veículo. No entanto, é importante entender que mesmo que apareça uma oportunidade de conserto, a substituição do pneu é geralmente a melhor medida de segurança para o veículo e seus ocupantes. A escolha de utilizar pneus usados não é recomendada, sendo a troca por pneus novos a decisão mais segura.
Também cabe avaliar com os centros automotivos a possibilidade de troca em garantia. Além disso, caso o dano tenha sido causado por falta de manutenção das vias públicas, há a possibilidade de solicitar a restituição do prejuízo causado pelo buraco. Entretanto, é importante estar ciente dos regulamentos legais e seguir as recomendações dos fabricantes do veículo e dos pneus.
No caso de furos e rasgos no pneu, técnicas como o uso de macarrão e vulcanização podem ser consideradas, desde que estejam em conformidade com as normas de segurança. A localização do dano é um fator determinante na possibilidade de reparo. “Em geral, furos na banda de rodagem com menos de 6 mm de diâmetro e sem outros danos próximos (menos de 300 mm) podem ser reparados, mas sempre seguindo as orientações das regulamentações legais e dos fabricantes.” destaca o professor da FEI.
A prevenção desempenha um papel crucial, seja respeitando os limites de velocidade, dirigindo com atenção e realizando manutenções de acordo com as recomendações do fabricante, essas são medidas essenciais para reduzir despesas e evitar acidentes. Além disso, é importante estar ciente das opções de reparo disponíveis, seguindo as diretrizes das regulamentações legais e dos fabricantes de pneus.
Sobre a FEI
Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.
A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.
Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.
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