Especialista explica as principais causas de pedal do freio duro ou baixo

Problemas no servo freio e vazamentos de fluidos do sistema de frenagem são alguns dos motivos
Especialista explica as principais causas de pedal do freio duro ou baixo

A sensação que o motorista tem ao acionar o pedal de freio e sente que está duro ou baixo indica que o sistema de frenagem do veículo apresenta alguma avaria. Quando isso acontece, é importante fazer uma revisão em uma oficina de confiança.

Alguns dos motivos mais prováveis para o endurecimento do pedal ou o seu desnivelamento, segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, são: baixa qualidade das pastilhas de freio, problema no servo freio, falhas entre o servo freio e pedal, excesso de água no sistema, presença de ar na tubulação e vazamentos dos fluidos.

O vazamento de fluidos no sistema de frenagem favorece a queda do pedal, fazendo com que ele fique bem baixo. “Se isto acontecer, é preciso verificar se o escoamento ocorre nas tubulações rígidas ou flexíveis, no cilindro mestre e nos cilindros de rodas ou nas pinças”, explica.

Costa lembra também que é importante verificar o nível de fluido no reservatório.

Outro ponto importante destacado pelo gerente é que as tubulações podem sofrer desgaste pela corrosão, apresentando fissuras que geram vazamentos ou inchamento dos flexíveis, o que provoca aumento no curso do pedal de freio e perda da capacidade de frenagem.

Além disso, o servo freio precisa estar bem conectado ao cilindro mestre para que o seu funcionamento seja eficiente e não apresente falhas.

Para manter o sistema de freio em boas condições, o ideal é realizar revisão para verificação do estado das peças, principalmente na hora da substituição das pastilhas de freio quando estão desgastadas. “É importante sempre optar por produtos de qualidade e que apresentem as especificações compatíveis com o veículo”, explica Costa.

A Jurid possui fábrica em Sorocaba-SP e oferece amplo portfólio de linha de linha de pastilhas de freio, sapatas de freio fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.

Sobre a Jurid do Brasil – A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO