Especialista dá dicas para compras seguras no Dia do Consumidor

Peças falsificadas estão entre os principais riscos para os consumidores. Dicas garantem maior segurança na busca por ofertas durante a data. Saiba quais são
Especialista dá dicas para compras seguras no Dia do Consumidor

As autopeças estão entre os produtos mais comercializados no e-commerce do Brasil. Em 2023, a categoria faturou cerca de R$11 bilhões em vendas online, representando quase 11% do total negociado no segmento, segundo a consultoria Fraga Inteligência Automotiva. Contudo, as facilidades oferecidas para compras no ambiente digital, podem vir acompanhadas de riscos adicionais aos consumidores, que precisam estar atentos para se protegerem de abusos, fraudes e golpes, camuflados de ofertas e promoções. 

Em 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data que vem ganhando cada vez mais relevância no calendário nacional por conta das inúmeras promoções que a acompanham. Por conta disso, Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, conglomerado global do aftermarket automotivo que controla as marcas Monroe e Monroe Axios, esclarece pontos importantes para quem pretende aproveitar, com segurança, as promoções neste dia.

 “O Brasil é um dos mercados com maior índice de falsificação de autopeças no mundo”, alerta Juliano Caretta. Segundo ele, entre os principais componentes falsificados estão as peças de suspensão, como coxins, buchas, batentes e bieletas. “O uso de peças falsificadas pode trazer inúmeros problemas para o usuário, a começar pelo prejuízo financeiro, ao se adquirir um produto de qualidade inferior ao original. Além disso, não há qualquer garantia para o caso de defeitos de fabricação, sem falar na falta de suporte do fabricante e o risco à segurança do condutor e ocupantes dos veículos”, comenta.

Para evitar essa situação, Caretta salienta algumas medidas importantes na hora da compra:

  • Verifique a reputação da loja. Faça uma busca na internet pelo nome do estabelecimento, identificando avaliações de outros consumidores e checando o histórico de registros postados por eles, quanto ao serviço prestado.
  • Prefira lojas conhecidas e com boa reputação.
  • Se certifique sobre a política de vendas, entregas e devoluções, como também pelos canais de atendimento do estabelecimento, antes de efetuar a compra.
  • Desconfie de ofertas e descontos muito generosos. Veja qual é o preço praticado pelo produto e marca desejados em outros sites. Um preço muito abaixo da média pode indicar alguma irregularidade.
  • Garanta que esteja realizando uma compra segura. Sites de vendas devem apresentar o certificado SSL nas páginas onde são realizadas suas transações. Ele indica que os dados do usuário, como o número do cartão de crédito, estão em um ambiente seguro. Para confirmar, verifique se o há o desenho de um cadeado junto ao endereço da página e clique com o botão direito do mouse. Se o certificado for exibido, o ambiente estará protegido.
  • Confira as informações do componente ofertado, comparando-as com os dados disponíveis no site do fabricante. Lojas confiáveis apresentam descrições detalhadas sobre a aplicação e especificações da peça, que podem ser checadas e confirmadas nos sites das marcas. Isso garante que o que está sendo ofertado está de acordo ao produto original.
  • Ao receber a encomenda, no caso de produtos Monroe e Monroe Axios, o comprador deve verificar se a embalagem está lacrada e se possui a identificação do produto nela, garantindo tratar-se de uma peça procedente. Ao abri-la, checar a existência do certificado de garantia, necessário para a troca no caso de defeitos de fabricação. No caso dos amortecedores, confirmar a existência de gravações do logotipo Monroe ao longo de sua superfície. Juntamente, identificar as marcações da certificação do Inmetro, código da peça e data de fabricação. Por último, garantir ter recebido a encomenda com a nota fiscal correspondente, com as devidas informações sobre o produto adquirido, estabelecimento e o nome do consumidor. Sem a nota fiscal, a garantia do produto não terá validade.

O executivo finaliza, informando que, mesmo após todos esses procedimentos, se o cliente ainda estiver inseguro, deve entrar em contato com o atendimento do fabricante para indicar lojas oficiais no comercio eletrônico e esclarecer suas dúvidas.

A Monroe e a Monroe Axios mantêm atendimento dedicado aos clientes, por meio do WhatsApp (11) 97666-2779, telefone 08000-166004 e em seus sites, https://www.monroeaxios.com.br/sobre/contato e https://www.monroe.com.br/sobre/contato.

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