Emplacamentos de veículos crescem 25% no primeiro bimestre do ano

Mesmo com o Carnaval, em fevereiro, e a redução de dias úteis, a média diária de vendas se manteve positiva, indicando viés de retomada para o setor em 2024
Emplacamentos de veículos crescem 25% no primeiro bimestre do ano

O 1º. bimestre deste ano começou acelerado para a maior parte dos segmentos automotivos. Com aumento de, aproximadamente, 25% nos emplacamentos de veículos nos dois primeiros meses de 2024 sobre igual período de 2023, a leve retração registrada em fevereiro sobre janeiro/2024 (de menos de 1%) foi atribuída ao menor número de dias úteis e à realização do Carnaval, que acabou impactando nas vendas, segundo avaliação da FENABRAVE- Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Segundo a entidade, que representa 7.400 concessionárias, houve alta de 14,6% nas vendas diárias de veículos, considerando todos os segmentos, uma vez que fevereiro teve 19 dias úteis contra 22 em janeiro. “Notamos uma recuperação geral, nas vendas diárias da maior parte dos segmentos, o que aponta para um ano positivo”, avalia Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, que complementa: “São resultados consistentes para os segmentos de maior volume, o que nos deixa otimistas. Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente, pela redução das taxas de juros e um ambiente mais favorável à oferta de crédito e, portanto, à maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, explica Andreta Jr.

TABELA DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS DE FEVEREIRO E ACUMULADO DO 1º. BIMESTRE DE 2024

Avaliação por segmento

Fonte: Fenabrave

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO