E-commerce atingiu receita de R$ 260 bi em 2021, superando a dos shoppings centers

Dados não mostram tendência de perda da relevância dos shoppings no varejo brasileiro, mas trazem à tona o desafio de solidificar ainda mais a digitalização das vendas (O Estado de S. Paulo)
E-commerce atingiu receita de R$ 260 bi em 2021, superando a dos shoppings centers

Impulsionadas pela pandemia, as vendas do comércio eletrônico superaram as dos shoppings centers no Brasil. Segundo um estudo da gestora Canuma Capital, no ano passado, as vendas online atingiram R$ 260 bilhões, um avanço de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019, antes da pandemia. Na outra ponta, os shoppings faturaram aproximadamente R$ 190 bilhões em 2019 e a previsão é que tenham fechado 2021 em R$ 175 bilhões, considerando as mesmas lojas, conforme o estudo.

Os dados, contudo, de acordo com a gestora, não mostram uma tendência de perda da relevância dos shoppings no varejo brasileiro – há cerca de 600 unidades em operação no País. Mas trazem à tona o desafio de solidificar ainda mais a digitalização das vendas, um processo já em curso.

Glauco Humai, presidente da Abrasce, associação que representa os shoppings no Brasil, disse ver com neutralidade o avanço do e-commerce, mas acredita que não é possível dizer o quanto das vendas online partiram da própria estrutura dos shoppings – seja uma venda feita pelo WhatsApp ou pela própria plataforma digital do varejista. Fora isso, as lojas físicas também funcionam como uma vitrine para os produtos e fazem parte, assim, da jornada da venda, diz.

Segundo ele, a aposta dos shoppings, que já vem antes da pandemia, inclui a convergência dos canais de venda.

Fonte: Novo Varejo

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