Dicas de instalação das bombas de óleo e de água


Selagem da bomba de óleo e monitoramento com manômetro estão entre os cuidados necessários
Dicas de instalação das bombas de óleo e de água

As bombas de óleo e de água são peças fundamentais para o bom desempenho do motor do automóvel. Coração do motor, a bomba de óleo é responsável por fazer a circulação do óleo lubrificante por todas as partes móveis do motor. Já a bomba d’água tem a função de fazer com que o líquido de arrefecimento circule de forma constante pelo motor, evitando o superaquecimento. “São componentes importantes para o funcionamento adequado do veículo e que requerem especial atenção dos reparadores na hora da instalação. No caso da bomba de óleo é essencial a selagem, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante e, assim, preencher o espaço entre os dentes das engrenagens&r dquo;, comenta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. A ação faz com que ao ligar o motor, ocorra, rapidamente, a pressurização, fazendo com que todas as partes do motor recebam a lubrificação adequada, desde o início do funcionamento. Guimarães ressalta que, de acordo com a norma ABNT NBR 13032:2008, é preciso fazer o monitoramento da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos após a instalação da bomba, antes de entregar o veículo ao cliente.

Outra peça importante, agora, parte do sistema de arrefecimento, é a bomba d’água, que responde pela circulação do líquido de arrefecimento pelas galerias do motor. Esse líquido é uma mistura de água desmineralizada com aditivo especial. “Além de seguir a proporção correta entre a água desmineralizada e aditivo, após a substituição da bomba d’água, também deve ser feita a verificação da estanqueidade do sistema por meio de uma bomba e um manômetro”, ressalta. Com o motor frio, o manômetro deve ser instalado com uma bomba especial no vaso expansor para verificar se o sistema está estanque. “É possível, assim, avaliar se há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco, s elo de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, finaliza.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o YouTube Componentes Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=2TaDzx2Q7mY&t=67s).

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO