Cummins, Volkswagen e Renault recebem Prêmio Diversidade 2020

Cummins, Volkswagen e Renault recebem Prêmio Diversidade 2020
Cummins Brasil leva pelo segundo ano consecutivo o Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo

Iniciativa da Automotive Business reconheceu 13 empresas que se destacaram pelas boas práticas e consistência de ações ao longo do ano para promover a inclusão

A Cummins Brasil recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido pela Automotive Business, com o objetivo de valorizar boas práticas e o engajamento das organizações no tema e, com isso, inspirar toda a cadeia de valor do segmento a buscar mais diversidade. O anúncio foi realizado ontem (25), durante o III Fórum AB Diversidade.

“Diversidade na Cummins remota a década de 60, época em que o CEO já dizia que a sabedoria e a inclusão não são monopólios de uma raça, de um gênero. Aqui no Brasil começamos há mais de 10 anos com um Grupo de Diversidade, trabalhamos com várias Unidade de Negócios em várias regiões, em vários mercados. Somos uma empresa de inovação e precisamos de ideias diversas e não podemos nos dar o luxo de ter, em nossa força de trabalho, colaboradores que não se sintam incluídos e não se sintam relevantes, contribuindo para o nosso propósito. Diversidade e Inclusão é um valor da Cummins é um fator de sucesso e de competitividade. Estamos muito orgulhosos com esse reconhecimento”, afirmou Luis Afonso Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice presidente da Cummins Inc.

O valor ‘Diversidade e Inclusão’ é trabalhado pela Cummins por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou EGR (Employee Resource Group) que abrange o Grupo de Raça, Grupo de Gênero, Grupo de Pessoas com Deficiência, Grupo de Gerações e Grupo Pride. Todas as atividades são engajadas por colaboradores voluntários. A nominação EGR foi adotada no início do ano passado, apenas como forma de potencializar as ações realizadas pela empresa.

A desenvolvedora de soluções em powertrain foi uma das 13 empresas que destacou pelas práticas divulgadas por meio da pesquisa Pandemia no Setor Automotivo: Trabalho e Sentimento, promovida em agosto. A pesquisa apurou os efeitos pessoais e profissionais deste momento tão desafiador e mensurou a capacidade das empresas de responder às novas demandas de seus colaboradores.

Volkswagen conquista Prêmio AB Diversidade 2020

A Volkswagen do Brasil recebeu pela segunda vez consecutiva o Prêmio AB Diversidade 2020 no Setor Automotivo, promovido pela Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria, por suas boas práticas na promoção da diversidade, se destacando no eixo LGBTI+ e por ações transversais. A entrega do prêmio ocorreu virtualmente hoje, dia 25 de novembro.

“É uma honra sermos reconhecidos em um tema tão relevante para nós como a diversidade”, declara Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. “Este ano, especialmente, destaco a adesão da Volkswagen do Brasil aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas, que tem o intuito de promover a igualdade de gênero na companhia, e também a Semana da Diversidade que promovemos internamente, na qual discutimos com nossos empregados temas que englobaram empatia, discriminação, superação, homofobia, orientação sexual, questões raciais e liderança feminina. Tenho muito orgulho deste caminho que estamos percorrendo em direção a uma empresa que vive uma cultura mais plural, humana e diversa”, enfatiza.

Este ano, pelo cenário adverso, a premiação reconhece as empresas que mantiveram a consistência de suas ações na busca por fomentar diversidade e inclusão, atuando com resiliência nesta frente mesmo diante de um contexto pandêmico. Foram selecionadas 13 empresas entre 76 que compartilharam boas práticas ao participar da pesquisa Pandemia no Setor Automotivo: Trabalho e Sentimento.

Este é o segundo ano do Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo e, com ele, o objetivo é reconhecer as empresas que estão assumindo o protagonismo na construção de uma indústria automotiva e da mobilidade mais diversa. Além disso, o reconhecimento tem o propósito de inspirar toda a cadeia de valor a buscar mais representatividade e pluralidade.

Renault conquista prêmio AB Diversidade 2020
Pelo segundo ano consecutivo, a Renault recebe o prêmio AB Diversidade 2020, promovido pela Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, que reconhece organizações que proporcionam ambientes mais plurais e inclusivos em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações.

“Esse prêmio é um dos resultados de uma jornada que começou quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todo o mundo. Aqui no Brasil fomos a primeira montadora a aderir aos Princípios de Empoderamento das mulheres, também da ONU e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. O nosso papel como gestores é criar um ambiente inclusivo, pois a diversidade gera criatividade e inovação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A diversidade é um valor para o Grupo Renault, que promove a inclusão entre diferentes perfis e personalidades em suas equipes.

Neste ano, a Renault do Brasil criou mais um grupo de afinidade, o Proud@Renault, para promover ações afirmativas e debates relacionados ao tema da diversidade e inclusão, visando um ambiente mais igualitário na organização.

Recentemente, a organização também participou da construção das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, material elaborado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos.

O grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, acaba de completar 10 anos com um aumento de 64% no número de mulheres da Renault do Brasil.

A montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da montadora, tem a diversidade com um dos pilares. Um exemplo é o apoio ao projeto Associação Borda Viva, que tem como objetivo o estímulo ao empreendedorismo social das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.

Sobre o prêmio
Foram selecionadas 13 empresas vencedoras, todas apuradas por meio da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo. O reconhecimento foi feito em duas frentes. A primeira é focada nas boas práticas enumeradas pelas companhias para promover a diversidade em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações.

Todas as práticas descritas pelas empresas automotivas foram submetidas à avaliação de um time de jurados especialistas em diversidade. Às cegas, sem saber o nome das organizações, eles votaram nas iniciativas mais relevantes, definindo as empresas vencedoras. A segunda parte da premiação foi baseada em resultados objetivos, nos indicadores apurados na pesquisa Diversidade no Setor Automotivo.

Sobre o Grupo Renault
Montadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,8 milhões de veículos em 2019. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 40 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo.

Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, o Grupo faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO