“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Cummins Brasil estreia no segmento de retroescavadeira

24/05/2023

A Cummins Brasil celebra aplicação do motor QSB 4.5 em novo segmento, ao equipar o lançamento da retroescavadeira Müller MR406 Série II, novidade cuja estreia será durante a Paving Expo 2023, um dos mais importantes eventos do setor de infraestrutura e construção, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

O projeto de desenvolvimento teve início em outubro de 2021 e contou com os esforços das engenharias Cummins junto com seu distribuidor local e Müller para a melhor integração motor x máquina, com a transformação do equipamento que agora possui uma nova tecnologia, tanto em sua cabine quanto em seu motor.

Versátil, a retroescavadeira Müller MR406 Série II com motor QSB 4.5 e 110 hp a 488 Nm @1500, atende aos níveis de emissões MAR-1 e pode ser utilizada em diversas aplicações, desde saneamento, construção em geral e aplicações específicas como movimentação de material e agricultura.

Para Andre Selim, líder de Engenharia Off-Higway da Cummins, “neste processo, selecionamos a curva de potência mais adequada para a aplicação e, com os ajustes necessários de calibração, entregamos a solução customizada esperada pelo cliente. Com isso e também com as demais validações de engenharia, conseguimos em um curto espaço de tempo desenvolver um equipamento tecnológico, robusto e confiável para o mercado”.

Vale reforçar que a tecnologia eletrônica embarcada na motorização Cummins contribui com o gerenciamento eletrônico de todas as funções do novo equipamento, oferecendo maior facilidade na identificação de falhas e consequentemente redução no tempo de manutenção. Além disso, o motor Cummins também oferece em tempo real informações como consumo instantâneo, consumo total do equipamento desde a partida, aceleração e controle eletrônico da rotação do motor, entre outras muitas.

Outra novidade a ser apresentada é o compactador Müller VAP70, que também estreia durante o evento juntamente com a motorização Cummins QSB 4.5, com potência de 130 hp @ 2.200 rpm e torque de 620 Nm @ 1500 rpm.

OFF-Highway –  A Cummins Brasil tem investido no segmento fora de estrada visando ampliar o portfolio para atender às demandas dos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing, nacionalização e suporte local, a exemplo do recente anúncio realizado: o novo motor QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99 hp e 140 hp, pronto para atender às aplicações industriais.

O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. Como diferencial estratégico, o motor é homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.

Outro progresso que vale destacar é desenvolvimento do motor QSB 6.7 mais potente:  antes de 270 hp, agora conta com 295 hp, com torque de 1.051 Nm (anteriormente 990 Nm).  Essas atualizações que trouxeram ainda redução de consumo de combustível permitiram aos clientes substituir um motor pesado por outro mais leve, como o QSB 6.7, e com igual potência. Para se ter uma ideia, em plena carga a 1.800 rpm é possível atingir uma redução de consumo específico de 9%.

A gama da líder de tecnologia em energia para o segmento fora de estrada conta com motores eletrônicos nacionais, produzidos em Guarulhos (SP), cilindradas que variam de 3.8 a 9 litros (QSF 3.8, QSB 4.5, QSB 6.7 e QSL 8.9), além de versões que são importadas e oferecidas no País: QSF 2.8 litros, QSG 12 litros e QSX 15 litros.

Motor QSB 4.5

Cummins Brasil – Líder global em energia, é uma corporação de segmentos de negócios complementares que projetam, fabricam, distribuem e atendem a um amplo portfólio de soluções de energia. Os produtos da empresa variam de diesel, gás natural, motores elétricos e híbridos e componentes relacionados ao trem de força, incluindo filtragem, pós-tratamento, turboalimentadores, sistemas de combustível, sistemas de controle, sistemas de tratamento de ar, sistemas de geração de energia elétrica, baterias, sistemas de energia eletrificados, geração de hidrogênio e produtos de células de combustível. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse ao nosso site  www.cummins.com.br.

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?