A Cummins avança em sua trajetória de inovação ao anunciar o novo eixo MT17XHE (High Efficiency) — o novo modelo tandem é o mais moderno e eficiente, além de ter maior capacidade de carga da categoria, já produzido pela companhia para aplicações estradeiras 6×4 sem redução no cubo. Resultado de sete anos de desenvolvimento global e produção contínua na Europa desde 2020, o modelo será produzido no Brasil a partir de 2026, em uma versão atualizada, equivalente à segunda geração do projeto.
“A introdução e a produção local do MT17XHE reforçam a prioridade do Brasil na estratégia global da Cummins e asseguram aos clientes o acesso a soluções alinhadas ao mais alto padrão mundial de engenharia e inovação”, destaca Rafael Souza, diretor de Produto e PMO da Divisão de Eixos da Cummins. “Sua produção local, prevista para a unidade de Osasco (SP), consolida a nossa capacidade de entregar tecnologias de última geração desenvolvidas globalmente, fruto dos investimentos contínuos na modernização da planta e no fortalecimento da engenharia brasileira.”
Tecnologia e atributos do novo MT17XHE – O eixo tandem 17XHE representa um salto de engenharia ao combinar ganhos de eficiência energética, capacidade e confiabilidade em aplicações estradeiras voltadas ao transporte pesado e de longa distância. “Entre suas principais evoluções estão o novo par coroa e pinhão, com parâmetros de corte otimizados para a redução de perdas por atrito, e o reposicionamento do pinhão (offset redesenhado), para melhorar o alinhamento entre os componentes e reduzir perdas de energia entre transmissão e eixo”, reforça Souza.
O equipamento também incorpora rolamentos de alta eficiência que diminuem a resistência mecânica e elevam a durabilidade do conjunto, além de uma nova dinâmica de lubrificação que otimiza o fluxo do óleo dentro do eixo, diminui a resistência ao movimento e garante o desempenho ideal durante o funcionamento.
Essas soluções resultam em um avanço expressivo em relação aos eixos atualmente utilizados nessas aplicações, como os modelos MT150 e MT160, elevando a eficiência e a capacidade de carga do conjunto em cerca de 20%. O MT17XHE traz capacidade de até 91 toneladas de Peso Total Bruto Combinado (PBTC), capacidade que até então era atendida somente com soluções com redução no cubo de rodas, e entrega melhor aproveitamento de torque, menor perda de energia e redução real no consumo de combustível. Além de proporcionar desempenho superior, o novo eixo contribui para a redução de emissões, em linha com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, com eficiência, sustentabilidade e competitividade no transporte pesado.
Desenvolvimento local e cronograma de implantação – O projeto do novo tandem encontra-se atualmente em fase de validação e nacionalização de componentes, conduzido pela equipe de engenharia da Cummins no Brasil. O plano de implementação prevê a conclusão das etapas de desenvolvimento e validação ao longo de 2025, seguida do início dos testes de campo com montadoras parceiras no primeiro trimestre de 2026. A produção regular está programada para 2027, consolidando o eixo como um dos principais produtos do portfólio nacional da divisão.
De acordo com Souza, “neste primeiro momento, a usinagem das carcaças e a montagem do conjunto serão realizadas em Osasco (SP), enquanto os diferenciais permanecem importados. A nacionalização ocorrerá de forma gradual, conforme o avanço da demanda e a consolidação da plataforma no mercado”.
O plano prevê que, até 2030, o eixo atinja entre 40% e 50% de conteúdo local. A introdução do MT17XHE reforça o papel estratégico da Cummins e marca uma nova etapa de maturidade industrial e tecnológica da operação brasileira.
Eficiência como pilar da transição energética – Para a Cummins, eficiência é parte essencial da jornada de descarbonização. Antes da adoção em larga escala de novas matrizes energéticas, a líder global em tecnologia de energia investe na evolução contínua das tecnologias como um dos caminhos complementares às novas matrizes energéticas, promovendo reduções concretas de emissões e ganhos de eficiência no transporte pesado.
De acordo com Kleber Assanti, gerente geral da Divisão de Eixos da Cummins, o ganho de eficiência em eixos vem de otimizações tecnológicas cumulativas, como o aprimoramento do contato entre coroa e pinhão, o uso de rolamentos de maior eficiência e o redesenho interno para reduzir o atrito e as perdas de energia. “Um ganho de 1% em eficiência no eixo pode representar uma economia significativa de combustível em toda a operação, especialmente quando multiplicado por uma frota”, explica.
O executivo reforça que eficiência é engenharia aplicada, e que o trabalho da Cummins combina inovação, sustentabilidade e responsabilidade industrial. “Nosso papel é garantir que cada componente — seja um eixo, uma transmissão ou um sistema de pós-tratamento — contribua de forma mensurável para um veículo mais limpo, econômico e confiável”, destaca.
Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, acesse ao nosso site www.cummins.com.br.






















