Cuidados com o veículo em épocas de baixa temperatura

Especialistas alertam para que os motoristas façam manutenções extras para evitar futuros transtornos
Cuidados com o veículo em épocas de baixa temperatura

O Inverno começou e as baixas temperaturas registradas já no Outono pegaram os brasileiros de surpresa. Em alguns munícipios, além de nevar, a sensação térmica chegou a -20º C, como é o caso da Serra Gaúcha. Mesmo em cidades tradicionalmente quentes, as temperaturas despencaram nos últimos dias. Com isso, diversos cuidados precisam ser tomados, entre eles a manutenção dos automóveis.

Para orientar os motoristas, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h da Allianz Partners, mostra dicas importantes para este período.

Manutenção de veículos: atenção redobrada no período de frio

Segundo os especialistas, as baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, que incluem desde o cuidado com peças, como bateria, reservatório de partida frio, velas e cabos de vela.

O ideal é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo, contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.

Cuidados com os pneus

A calibragem dos pneus é ideal que seja feita pelo menos uma vez por semana quando o clima estiver gelado. Além disso, deve-se sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes. Assim, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite deste indicador.

Vale lembrar que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e consequentemente pela eficiência em contorno de curvas, tração para se movimentar e grip no momento de uma frenagem, seja ela de emergência ou não. Por isso, é muito importante que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno e chuvas.

Erros mais comuns para evitar durante o inverno

Os especialistas chamam a atenção também para o fato de que no frio é comum que os motoristas mantenham diversos itens do carro ligados ao mesmo tempo, como: limpador de para-brisa, faróis e ar quente. Todos esses itens, exigem muita eficiência da bateria e alternador do veículo, logo é preciso mantê-los em dia. Mas, vale lembrar que procedimentos como ligar e desligar os veículos, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis.

No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período, porém, carros movidos somente a etanol ou flex, e que estejam abastecidos com esse tipo de combustível, merecem maior atenção. Até mesmo aqueles movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.

Dica Bônus

Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para iniciar sua rodagem. Porém, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.

Já para os que possuem marcador de rotação, o famoso conta-giros, é necessário ficar atento para que marque no máximo mil rotações por minuto. Isso irá estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos como motores flex, o abastecimento com gasolina durante o período de frio é o mais indicado.

Sobre a Allianz Assistance

A Allianz Assistance fornece soluções globais de assistência para automóveis, viagens, saúde e residência; facilitando a vida de nossos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, tanto em emergências quanto no dia a dia. Graças à nossa rede de prestadores de serviços, incluindo mais de 900.000 parceiros médicos globais, podemos antecipar as necessidades de nossos clientes, garantindo que eles sempre sejam cuidados. Fornecemos soluções de tecnologia para tornar a vida das pessoas mais simples e segura, onde quer que elas estejam. A Allianz Assistance é a marca especialista em assistência, seguros e serviços da Allianz Partners.

Para mais informações: 
https://www.allianz-partners.com/en_US/products-and-solutions/assistance.html

Informações à imprensa
Thamyris Barbosa      (11) 95959-0225         thamyrisbarbosa@agenciarace.com.br
Leonardo Almeida      (11) 97057-1954        leonardoalmeida@agenciarace.com.br
Maira Manesco          (11) 97226-9832         mairamanesco@agenciarace.com.br

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO