Cuidados com o veículo contribuem para direção mais segura

Apaixonado por carros, brasileiros com habilitação somam mais de 78 milhões de pessoas; aplicativo Zul+ ajuda motoristas a manter check list do carro em dia
Cuidados com o veículo contribuem para direção mais segura

Com mais de 78 milhões de condutores, o Brasil é um país de apaixonados por carros. O automóvel faz parte da vida da população e os números comprovam essa paixão: são mais de 59 milhões de carros registrados, segundo estatísticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponíveis no portal do IBGE e mais de 78 milhões de condutores habilitados (dados do Ministério da Infraestrutura). Com a proximidade do Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, vale lembrar os cuidados com o veículo para uma direção segura e em conformidade com as leis de trânsito. 

Se a questão é dirigir com responsabilidade, todos devem se preocupar com as condições do carro e a documentação. De acordo com o Zul+, plataforma com soluções para carros e motos, é essencial fazer checklists periódicos da mecânica do veículo. Um item de extrema importância são os  freios, com  atenção às pastilhas e ao fluido. As pastilhas precisam ser trocadas a cada 20 mil quilômetros, ou ao ouvir ruídos quando os freios são acionados. Já o fluido deve ser trocado com 10 mil quilômetros de uso ou após um ano.

Outros componentes também merecem cuidados especiais, pois devem ser trocados conforme as recomendações do fabricante, como óleo, filtros do motor e correia dentada. Para óleos e filtros, as mudanças têm de ser feitas a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. O serviço é oferecido nas concessionárias, oficinas mecânicas ou em postos de combustíveis de todo o país. Já para a correia dentada, a recomendação é que a modificação seja feita entre 20 e 60 mil quilômetros, dependendo do modelo do veículo. Para não errar, o melhor a fazer é consultar o manual do carro.

Também é fundamental realizar o alinhamento e balanceamento. Um automóvel desalinhado e sem balanceamento apresenta um desgaste excessivo dos pneus e pode comprometer a segurança dos ocupantes. Mais detalhes sobre estes procedimentos podem ser conferidos aqui. Outro cuidado diz respeito à calibragem dos pneus. Quando estão calibrados de forma correta, a condução fica mais segura e até o consumo de combustível é menor, pois a área de contato com o solo é menor se comparado com pneus murchos.   

Por fim, os cuidados com a aparência do carro também são importantes para garantir um bom preço de revenda. Nessa  época de inverno, por exemplo, o dono do veículo deve ficar atento à pintura, especialmente com ventos, chuvas e geadas. Assim, a recomendação nesta estação é lavar o carro a cada duas ou três semanas e, se possível, realizar o processo de polimento.

Outra exigência é manter a documentação do carro em dia, para evitar multas e até a apreensão do veículo. Para consultar a situação do seu carro e regularizar a documentação em alguns cliques, uma alternativa é o Zul+, plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige aprovada por 3 milhões de motoristas. Além dos serviços, é possível acessar o blog que apresenta uma série de conteúdos importantes para quem se preocupa em dirigir com segurança. 

Para mais informações e outras dicas, acesse o blog do Zul+.

Sobre o Zul+

O Zul+ é uma plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de estacionamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tag de pedágio sem mensalidade (que permite viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro e pagamento de estacionamento de shopping.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
NR7 Full Cycle Agency
zul@nr7.ag
Rose Crespo
Alexandre Correia
Rejane Rodrigues

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO