Cuidados após troca dos discos de freio evitam danos na peça


Frear de forma agressiva, logo após a substituição de discos de freio e pastilhas, pode comprometer as peças
Cuidados após troca dos discos de freio evitam danos na peça

O sistema de freio do veículo, composto por diversos componentes, entre eles, pastilhas e discos, está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção. A Fremax, fabricante referência em discos de freio, explica que o disco de freio, que atua conjuntamente com as pastilhas, é desenvolvido para tolerar elevadas temperaturas, gerando atrito para diminuição da velocidade e parada do automóvel. No entanto, apesar da qualidade e tecnologia que potencializam a resistência e a durabilidade dos discos de freio, é preciso ter alguns cuidados para a garantia de sua vida útil.

Caso os discos de freio necessitem ser substituídos, Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax, recomenda, fazer a frenagem de forma moderada no processo inicial de assentamento do conjunto de discos e pastilhas, pois quando agressiva, gera superaquecimento, prejudicando, assim, o processo de assentamento, além de deixar a coloração azulada no disco, o que pode ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações. afirma.

O disco de freio é uma peça essencial no veículo que opera em regime de alta temperatura, principalmente quando é exigido com muita frequência. O atrito com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e frear o veículo por completo. “Se o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura, pode acarretar alterações na superfície dos discos causando empeno e, às vezes trincas”, afirma Leite.

Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, situações em que a  performance e eficiência dos produtos da marca são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO