Cresce número de empresas que investem em transformação digital


Pesquisa mostra aumento de investimentos em tecnologia, mas muitas companhias ainda não sabem como medir e alcançar os resultados esperados com os gastos (Agência EY)
Cresce número de empresas que investem em transformação digital

Não basta às empresas investir pesado em tecnologia. É necessário alocar bem os recursos para conseguir os resultados esperados. O direcionamento correto dos investimentos em tecnologia, em especial no mundo pós-pandemia, é uma das principais preocupações de líderes empresariais em todo o mundo. É o que mostra a pesquisa Digital Investment Index 2022 (Índice de Investimento Digital), elaborada pela EY Parthenon. 

De acordo com o levantamento, que entre janeiro e março deste ano ouviu 1.500 executivos em diversos países do mundo, as empresas estão fazendo grandes investimentos em transformações digitais este ano, chegando, no total, a 65% a mais em relação ao que foi aplicado na área em 2020. Os entrevistados incluem empresas de mais de 30 países, em oito indústrias. 

A disposição por mudanças para acompanhar a evolução do mercado também é grande: segundo a pesquisa, 72% dos executivos ouvidos pretendem transformar radicalmente suas operações digitais nos próximos dois anos. Em 2020, esse índice era de 62% do total de entrevistados.  

Para isso, os líderes planejam destinar até 5,8%, em média, das suas receitas totais para investimentos em tecnologia. Em 2020, a média era de 3,5% das receitas em investimentos. Para se ter uma ideia do montante que isso representa, uma empresa com faturamento na ordem de US$ 10 bilhões deve destinar cerca de R$ 580 milhões em tecnologia. 

Apesar dos aportes cada vez maiores, porém, muitas empresas ainda não sabem como medir e alcançar os resultados esperados com os gastos. Segundo a pesquisa EY Parthenon, três em cada cinco empresas ouvidas não sabem quanto gastaram em despesas operacionais ou digitais no ano passado. E apenas 16% dos líderes afirmam que possuem estratégias claramente definidas para o setor digital de suas empresas.  

Por outro lado, o número de empresas que percebem benefícios completos dos seus investimentos em internet das coisas (IoT), nuvem e inteligência artificial subiu 54% em 2022, em relação a 2020. Diante disso, o estudo orienta aos líderes que, mais do que investir em tecnologia, é necessário tomar as decisões certas para obter os resultados esperados. Além do desenvolvimento de uma estratégia acertada, é necessário estabelecer um modelo de governança forte para medir o sucesso das iniciativas digitais e estabelecer um processo formal e organizado.  

“Estabeleça primeiro uma base digital forte: invista primeiramente em tecnologias fundamentais, colocando os blocos de construção certos no lugar antes de olhar para iniciativas digitais mais avançadas”, diz trecho do estudo. “Com níveis recordes de investimentos digitais no horizonte, impulsionados pela necessidade de velocidade, os CEOs e outros executivos C-level estão sob pressão mais do que nunca para selecionar o mix certo de investimentos e demonstrar retornos mensuráveis sobre o investimento digital”, conclui o estudo da EY-Parthenon. 

Fonte: Novo Varejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO